Início > Notícias > Lendo
Pesquisa mostra que 46,2% dos empresários buscaram ou pretendem buscar crédito em alguma instituição financeira

Publicada em 25/08/2020

A crise econômica provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) afetou duramente a economia nacional e, mais fortemente, a atividade econômica fluminense, que vinha vivenciando, até então, uma retomada. Para entender melhor os reflexos financeiros da pandemia nos setores de comércio e serviços, o IFec RJ realizou um levantamento com 626 empresários do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa apurou se os empresários buscaram ou pretendiam buscar crédito junto a alguma instituição financeira no mês de julho, em função dos impactos do distanciamento social nos negócios. A sondagem mostrou que 46,2% dos empresários do setor devem buscar algum tipo de crédito. Ou seja, 5 em cada 10 entrevistados pretendiam ir a alguma instituição financeira para tomar recursos emprestados.

Diante do percentual de empresários que não tinham a intenção de procurar por crédito, o IFec RJ procurou entender os motivos pelos quais não pretendem usar esse recurso. Para 23,3% dos consultados, não faz sentido tomar dinheiro emprestado se não tem confiança que vão sobreviver à crise. Outros 14,6% precisam, mas estão inadimplentes; e 11,9% informaram não gostar de tomar dinheiro emprestado. Cerca de 9,6% necessitam, mas acreditam que as taxas de juros são altas; e 9,1% veem excesso de burocracia para tomada de empréstimo. Apenas 27,4% dos pesquisados que não vão tomar crédito informaram não precisar de crédito, uma vez que suas empresas estão saudáveis.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280