Institucional
Foto

O Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro foi fundado no ano de 1949. Sua primeira sede foi localizada na Avenida Domingo Mariano, número cento e noventa e seis, sobrado, nesta cidade de Barra Mansa.

O Sindicato tem como principal propósito, legalmente estabelecido, defender interesses nas diferentes instâncias e Poderes, de modo a contribuir para a proteção e a longevidade das empresas representadas, e como papel complementar oferecer produtos e serviços que permitam melhorar sua sustentabilidade.

Missão do Sindicato

“Assegurar às empresas representadas as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.”

A partir da assertiva de que o desenvolvimento do País se dá pelo empreendedorismo, a razão de ser do Sindicato é assegurar às empresas representadas as condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento.

Visão do Sindicato

“Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região.”

Ser líder é estar presente no cotidiano do empresário representado, defendendo seus interesses e os da sociedade civil, superando suas expectativas. A intenção do Sindicato é ampliar cada vez mais suas ações com qualidade e abrangência, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Princípios do Sindicato

Ação pelo propósito: Aja sempre motivado pelo propósito maior (bem-estar da sociedade como um todo) e nunca pelo medo, que paralisa ou nos leva a distorção em nosso próprio modo de ser (autoproteção e isolamento que nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor).

Busca de harmonia: Sua responsabilidade é contribuir para perfeita harmonia na organização e no seu entorno, zerando os conflitos e a competição predatória. Seja sempre muito criativo na busca de "soluções ganha-ganha", no exercício de seu trabalho e em suas relações. Todos os conflitos e divergências serão resolvidos tendo por base o propósito maior da organização, o qual será sempre invocado como o principal guia na resolução de diferenças de opinião e de cursos de ação. Sempre prevalecerão a opinião e o curso de ação mais alinhados ao propósito maior.

Consciência em ação: Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. Em seu íntimo, você sempre saberá o que seu "melhor eu" deve fazer. Faça tudo com consciência, praticando empatia com todos os envolvidos e todos que poderão ser afetados por sua decisão.

Seu melhor estado: Atue sempre a partir de seu "melhor eu" e nunca de seu "menor eu". Sua responsabilidade é de sempre atuar em seu melhor estado: físico, mental, emocional, espiritual. E lembre-se: seu "melhor eu" atua sempre pelo bem-estar de todos; o "menor eu", só o melhor para si.

Foco na verdade: Atue sempre apoiado na verdade, na realidade real, e nunca em ilusões e percepções distorcidas da realidade. Sua responsabilidade é sempre trazer as verdades à mesa de decisões para assegurar o melhor para a vida e para o todo.

Responsabilidade pelo todo: É sua responsabilidade estar conectado, envolvido (não alienado), participante e ativo junto ao time maior que constitui a organização. O espírito é de “responsabilidade compartilhada 100 -100”, por meio do qual todos assumem 100% da responsabilidade pela resolução dos problemas.

Pró-soluções: Seja sempre pró-soluções e canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento criticando o que não está bom e perdendo-se em diagnósticos “após o fato”. Saia do sintomático e vá sempre à causa das causas.

Equilíbrio de interesses: Não permita que nenhum interesse pessoal/parcial domine deliberações nem controle decisões. A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogos e deliberações entre iguais. Não tome nenhuma decisão até que todos os diretamente afetados por ela tenham sido ouvidos.

Autonomia nas pontas: Não tome nenhuma decisão nem realize nenhuma função se ela puder ser realizada razoavelmente bem por outra parte mais periférica (da "ponta" da organização). Faça aquilo que só você pode fazer.

Auto-organização: Todos os participantes têm o direito de se auto-organizarem a qualquer momento e em qualquer escala em torno de atividades, de acordo com os propósitos e princípios.

Bandeiras do Sindicato

- Gestão pública eficaz
- Racionalização dos impostos
- Fortalecimento da representatividade
- Liberdade individual e coletiva na relação de emprego
-Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas

Presidente: Hugo Tavares Nascimento

1° Vice Presidente: Lilian Panizza

2º Vice Presidente: Alexandre Magno da Silva

1º Secretário: Willinete Rejane de Lima Correa

2º Secretário: Thyago de Oliveira Silva

1º Tesoureiro: Christyan Leonardo Bernardes da Silva

2º Tesoureiro: Luciene dos Santos D’ Almeida Angelim

1º Diretor de Promoção e Divulgação: Caroline Gonçalves Custódio de Abreu

2º Diretor de Promoção e Divulgação: Rosane Simões de Abreu

1º Diretor de Produtos e Serviços: Robson de Carvalho Martins

2º Diretor de Produtos e Serviços: Mauro Dias

1º Diretor de Patrimônio: Vivian Germano da Silva

2º Diretor de Patrimônio: Ivan Nunes Viana

Suplentes da Diretoria

1º Filipe Ferrão D’Oliveira

2º Gabriel Augusto de Andrade Sverberi

3º Alexandre Jouan Dias Coelho

4º Francisca Paula Ganan

Conselho Fiscal

Efetivos:

1º José Luiz de Souza Barros

2º Paulo Fernando Monteiro Pinto

3º Fábio Acunã Calzolari

Suplentes:

1º Vicente Andrade da Silva

2º Octávio Tressoldi

Delegados Representantes junto à Federação

Efetivos

1º Hugo Tavares Nascimento

2º Lilian Panizza

Suplentes:

1º Caroline Gonçalves Custódio de Abreu

2º Vivian Germano da Silva

Palavra do Presidente

Presidente

Nossa principal meta é trazer o associado para dentro do sindicato. “Durante o período que antecedeu a eleição, conversamos com muitos comerciantes e sentimos a vontade de participarem mais. Nosso projeto é fazer com que os associados compartilhem das ideias e soluções, que tenham voz. Essas ações farão parte de um Planejamento Estratégico que irá mapear todas as demandas dos associados e do comércio: “Vamos unir esforços e traçar objetivos para serem alcançados”. Nossa missão é o respeito aos associados e à entidade. “Para sermos fortes temos que seguir os princípios da ética, moral e legalidade, como já acontecia com as diretorias anteriores e continuará sendo feito por nós”. Os serviços de Medicina do Trabalho e Assessoria Jurídica, que já existem, serão ampliados. Reforçaremos a parceria com o Sesc e Senac, utilizando ainda mais os serviços disponibilizados por eles, como palestras e cursos, além de novas soluções tecnológicas para oferecer aos associados, como Certificação Digital. “A partir do Planejamento Estratégico, mais projetos e ações vão surgir, fortalecendo ainda mais nosso comércio!

Sobre o Presidente

Hugo Tavares Nascimento nasceu e foi criado em Volta Redonda. Casado com Carol com quem teve dois filhos Laís e Juan, aporta em Barra Mansa em 1996 quando seu pai e mais dois tios abrem na cidade uma farmácia, essa com o nome de Drogaria Drogatri, já era a quarta unidade da sociedade, sendo a primeira em Barra Mansa e as outras três eram em Volta Redonda. Na época, ainda criança, Hugo ajudava na farmácia no período de férias escolares, se identificando com as atividades e com o atendimento ao público. Esse trabalho esporádico passou a ser profissional em 2002 quando terminou o curso técnico de eletrônica, na Escola Técnica Pandiá Calógeras, o qual lhe deu embasamento para uma atividade que coordena até hoje na empresa, que é a implantação de novas tecnologias nos processos. Em 2006 graduou bacharel farmacêutico no Centro Universitário de Barra Mansa e desde então exerçe a profissão. Em 2009 o grupo com quinze lojas é chamado Exxi Pharma Drogarias. Em 2014 iniciou MBA na área de gestão de comércio na Fundação Getúlio Vargas concluindo em março de 2016 com o objetivo de se atualizar e municiar de modelos de gestão que ainda não conhecia. Hoje, com vinte e seis drogarias nas regiões Sul e Baixada Fluminense, desenvolve sua atividades de gestor.

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280

Desenvolvido por Rian Design