Sistema Fecomércio

Quem somos

A Fecomércio RJ, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, é parte integrante do Sistema Fecomércio RJ, composto também por Sesc Rio e Senac RJ. É formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 348 mil estabelecimentos, que respondem por 39,5% do Valor Adicionado Bruto e 62,4% dos estabelecimentos fluminenses, gerando um total de empregos formais superior a 1,9 milhão, que equivalem a 42,5% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.

Para atender aos anseios e necessidades do segmento que representa, a Fecomércio RJ implementa ações em diferentes frentes, como, por exemplo, na parlamentar, na governamental e no trabalho de pesquisa e mapeamento do comércio de bens, serviços e turismo em todo estado. Visando fortalecer as micro e pequenas empresas, quase a totalidade do setor, a Federação do Comércio incentiva a existência de redes colaborativas e programas de empreendedorismo. Também trabalha em prol da qualificação do empresariado, por meio da difusão de valores de cidadania corporativa, pesquisas, estudos, além do acesso e capacitação a novas técnicas de gestão e tecnologia da informação.

O que fazemos

Para atender os anseios e necessidades do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio-RJ implementa ações em diferentes frentes, como, por exemplo, na parlamentar, na governamental e no trabalho de pesquisa e mapeamento do comércio em todo estado. 

As ações parlamentar e governamental consistem em estabelecer canais permanentes de comunicação político-institucionais com os poderes Legislativo e Executivo estaduais. O núcleo jurídico da Federação transmite aos parlamentares informações setoriais e antecipa as conseqüências de leis em fase de tramitação. O trabalho visa contribuir para o aperfeiçoamento da legislação, estimulando o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo. Também competem ao setor a análise dos impactos e a difusão entre as empresas dos atos editados pelo poder público. Vale ressaltar que a área tributária é destaque das ações junto ao governo. O núcleo ainda presta apoio técnico em assembléias gerais dos sindicatos e em negociações coletivas do trabalho.

 A Federação do Comércio do Rio também busca permanentemente o  a ampliação e aperfeiçoamento da atuação dos sindicatos filiados. Nesse sentido, presta assessoria em negociações e dissídios coletivos, bem como, em processos junto à Justiça do Trabalho e na organização das entidades (elaboração de estatutos, atas de assembléias, entre outros). Em relação às empresas fluminenses do comércio de bens, serviços e turismo, o setor realiza enquadramentos sindicais e orienta o empresariado sobre as Convenções Coletivas de Trabalho - processo voluntário onde empregador e trabalhador põem fim a conflitos de interesses através de acordos, sem a necessidade de recorrer aos Tribunais.

Com o objetivo de qualificar o empresariado, por meio da disseminação de valores de cidadania corporativa e responsabilidade social, a Fecomércio RJ realiza e apóia seminários, palestras, eventos e feiras regionais, estimula o acesso a novas técnicas de gestão e tecnologia da informação, e edita cadernos técnicos sobre assuntos de interesse do setor.

Nossa Missão

Promover e incentivar o crescimento empresarial, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade, assegurando um ambiente de negócios favorável, o fortalecimento dos sindicatos filiados e o desenvolvimento da empresa comercial.

A fim de promover a excelência do segmento que representa, a Fecomércio RJ se norteia, em todas as suas ações, pelos princípios de livre iniciativa, justa concorrência, gestão eficaz, empreendedorismo, ética e responsabilidade social.

O compromisso da Fecomércio RJ é estar, cada vez mais, próxima das empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio, nesse sentido, tem como prioridades:

- O apoio às micro e pequenas empresas;
- A geração de emprego e renda;
- A promoção do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, com ênfase no interior;
- A promoção do associativismo, dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), dos sindicatos patronais e da cooperação entre empresas;
- A redução e simplificação da carga tributária;
- A desburocratização;
- As parcerias com outras entidades empresariais;
- A aproximação com a sociedade civil.

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280

Desenvolvido por Rian Design