Início > Notícias > Lendo
Entidades propõem reabertura do comércio de Barra Mansa com medidas protetivas

Publicada em 14/04/2020

Os presidentes do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento; CDL BM, Leonardo dos Santos; ACIAP BM, Bruno Paciello; e CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Mattos; estão lutando para que o comércio de Barra Mansa seja reaberto, com medidas protetivas para evitar a propagação do coronavírus.

Eles entregaram ao prefeito Rodrigo Drable, um ofício para reabertura das lojas com horário reduzido e atendendo todas as recomendações do Ministério da Saúde, como uso de máscaras e luvas, disponibilização de álcool em gel e cuidados sanitários com a limpeza das lojas, para garantir a proteção dos funcionários e clientes.

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa reforçou que as entidades estão preocupadas com a saúde da população, mas também com a economia do município. “Estamos sendo responsáveis e propondo medidas que possam garantir a manutenção de empregos e renda dos funcionários do comércio. Quem trabalha no comércio faz o salário em cima de comissão. De fato essa é uma situação muito complexa, mas não podemos mais ficar com isolamento total, pois é necessário que se mantenham os empregos. Como uma empresa fechada há um mês vai conseguir manter os empregos?”, indagou Hugo.

Segundo levantamento prévio realizados pelas três entidades, os lojistas da cidade já começaram a demitir funcionários. De acordo com o presidente da ACIAP BM, Bruno Paciello, a situação pode se agravar ainda mais. “Mesmo renegociando o pagamento de fornecedores, se os estabelecimentos continuarem fechados inevitavelmente teremos mais demissões. Os empresários já vêm de um longo período de vendas fracas e não têm, neste momento, caixa para manter impostos, aluguel de imóvel e folha salarial com os empreendimentos fechados”, argumentou o presidente da ACIAP BM. “Precisamos mais do que nunca fazer a nossa parte a favor da vida e dar a nossa contribuição para que a economia se restabeleça em nossa cidade”, acrescentou o presidente da CDL BM.

“Vivemos um momento muito complexo, no qual é preciso equilíbrio para tratar de todas as situações. Atualmente, Barra Mansa registra poucos casos da COVID-19. O sistema de saúde local está funcionando sem sobrecarga. Então, neste cenário, defendemos a abertura das lojas em horários que provoquem menos aglomeração no transporte público e menos movimentação dentro dos estabelecimentos. Caso a situação mude, a cidade registre mais casos e o sistema de saúde fique comprometido, voltamos a fechar as lojas”, finalizou Arivaldo.

 

Medidas de segurança propostas pelas entidades

A proposta do Sicomércio de Barra Mansa, CDL BM, ACIAP BM e CODEC BM, é que, para abrir, as empresas do município adotem medidas de segurança, de acordo com a Resolução SMS nº 4342, de 27 de março de 2020, publicada no Diário Oficial do Município de 30.03.2020.

Recomendações Gerais:

 - Manter todos os funcionários vulneráveis e o grupo de risco afastados da empresa conforme o que determina o Ministério da Saúde;

 - Atender integralmente a Resolução SMS nº 4342 de 27 de março de 2020;

 - Eliminar impressos que tenham que ser manipulados por mais de uma pessoa, priorizando toda forma de controle e comunicação por meio eletrônico.

Obrigações dos Comerciantes:

- Criar condições de higienização para funcionários e clientes dentro do estabelecimento comercial;

 - Disponibilizar álcool em gel, se disponível no mercado;

- Disponibilizar um local de fácil acesso para higienização com água e sabão, sinalizando local de acesso;

- Garantir a lavagem e higienização de pratos, talheres, copos e louças usadas a cada atendimento;

 - Garantir a orientação de todos os colaboradores quanto as boas práticas de assepsia e higienização no ambiente de trabalho, no início do retorno gradual;

- Auxiliar e orientar os clientes quanto as boas práticas de assepsia e higienização no interior da loja;

- Estimular atendimento com horário previamente agendado, principalmente os prestadores de serviços.

Quanto ao Setor do Comércio e Serviços:

  - Aumentar o efetivo da segurança policial, Guarda Municipal, nas ruas;

 - Estabelecer regras de horário para o funcionamento no período de retorno gradual, em conjunto com as entidades comerciais, podendo conter: horário especial para atendimento ao idoso em todo comércio; horário diferenciado para alguns segmentos; horário a critério de cada empresário, desde que obedeça aos limites impostos nas regras de horários.

 - Limitar o número de consumidor por área nos estabelecimentos comerciais, fixando a relação de um consumidor por cada 10m², sempre respeitando a distância mínima entre as pessoas (2 metros);

  - Estabelecer aos proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes as seguintes condições:

- Reabrir com 30% da capacidade do recinto;

- Manter a distância de 2 metros entre as mesas;

- Determinar o uso de máscaras e descontaminação com água e sabão sempre que iniciar o atendimento;

 - Priorizar a realização de vídeo conferências, quando necessário reunir especialmente com pessoas de fora na cidade;

 - Restringir eventos e ou atividades que estimule aglomeração de pessoas, tais como: festas, simpósios, seminários, congressos, fóruns, partidas esportivas, cinema, teatro, feiras, passeatas e outros;

Obrigações das Entidades:

- Promover campanha institucional para divulgar aos lojistas e associados, quais os novos procedimentos que deverão ser adotados no retorno gradual ao trabalho.

- Estabelecer regras de funcionamento para o período do retorno gradual, promovendo o rodízio de equipes, horários diferenciados, dentre outros.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280