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Consultora de RH dá dicas sobre Recrutamento e Seleção

Publicada em 21/02/2020

A primeira edição do Momento do Empresário, promovido pelo Sicomércio com o apoio do Sicoob, trouxe um tema muito importante e que ainda gera muitas dúvidas entre os empresários: Recrutamento e Seleção. Para falar um pouco mais sobre o assunto, a consultora de RH e diretora administrativa e comercial da Master Max Contabilidade, Rosangela Silva, palestrante do evento, concedeu uma entrevista à Revista Sicomércio deste mês.
 
Segundo Rosangela, apesar da pronúncia dar a impressão de unicidade, Recrutamento e Seleção são processos distintos, mas complementares. “Em linhas gerais, Recrutamento é a fase do processo seletivo em que fazemos todo o desenho da vaga, elencando seus requisitos e perfil, divulgamos esta vaga nas mídias e veículos de circulação adequados para a vaga, recepcionamos os currículos e fazemos a triagem dos inicialmente mais alinhados com a vaga. Na sequência temos a fase de Seleção, que é onde fazemos os processos de entrevistas, testes psicológicos, testes práticos, etc., filtrando os candidatos mais aderentes à vaga, que seguirão para a fase final de entrevista com o cliente”, explicou.
 
A consultora de RH ressaltou que é de suma importância que os empresários estejam atentos aos seus processos seletivos: “É preciso dar a este processo a relevância necessária, pois o turnover gera custos altos e desnecessários como tempo de seleção, despesas com uniformes, passagens, exames, tempo de treinamento, custos do processo rescisório, entre outros, sem falarmos no conhecimento da empresa que é perdido a cada substituição de pessoal. Por isso, ter o processo feito por pessoa ou empresa especializada no tema minimiza os impactos e torna-se um custo benefício importante”.
 
Pontos de atenção que os empresários devem ter nos processos seletivos:
 
Cultura Organizacional – Conheça a sua empresa, identifique quais são os valores, ou seja, o que é fundamental e inegociável nela. Desta forma a busca do profissional deve estar pautado nestas premissas;
Posicionamento de Mercado – Entenda como está posicionada sua empresa, quais seus concorrentes, o que eles têm feito em relação a remuneração e práticas de pessoal. Isso norteará sua definição e limites a ser oferecido nas vagas abertas;
Postura profissional – Você é a sua marca! Fique atento à sua postura ao realizar um processo seletivo, o que está transmitindo aos candidatos. Uma “venda” inadequada pode atrair candidatos fora do perfil e expurgar bons candidatos;
Currículo – Não se contente apenas com o currículo, nem tudo que é escrito de fato reflete a vivência do candidato. Investigue;
Indicações – São sempre bem vindas e importantes, no entanto não são garantia de que o profissional tem realmente o perfil necessário para sua empresa;
Diversidade – Busque avaliar além das aparências externas, pré-julgamentos podem eliminar ótimos candidatos;
Fale menos, ouça mais – Esteja atento ao que o candidato diz, ouça genuinamente dando atenção a cada detalhe e se atente as experiência vivenciadas;
Promessas – Cautela no processo seletivo de forma a não fazer promessas que não poderão ser cumpridas. Isso pode gerar processos trabalhistas;
Omissão de informações – Seja claro e específico quanto as necessidades, expectativas e realidades da vaga, de forma a não ficar nada subentendido. Evite pintar um cenário melhor do que o real para conquistar o candidato;
Acompanhar – Após admitido o colaborador precisa de acompanhamento e feedback. Tenha em mente que ninguém está pronto para sua empresa. Mesmo que tenha vivências similares, sua empresa é única com sua cultura e valores e isso requer treinamento.
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