Início > Notícias > Lendo
Programa Barra Mansa + Profissional oferece oito cursos de Gastronomia gratuitos

Publicada em 23/05/2019

Moradores de Barra Mansa que têm interesse de entrar no mercado de trabalho ou empreender com a Gastronomia terão a oportunidade de participar de cursos de capacitação profissional gratuitos. A iniciativa faz parte do Barra Mansa + Profissional, programa do Senac RJ, em parceria com o Sicomércio Barra Mansa, que visa incentivar a capacitação profissional, a empregabilidade e a geração de renda.

Os cursos serão ministrados na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac RJ, um ambiente de aprendizado sobre rodas equipado com tudo que é necessário em uma cozinha laboratório. Serão oferecidos cursos de Salgados Para Festas, Técnicas Para Pizzaiolo, Doces Para Festas, Saladas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Geleias e Compotas, e Preparo de Pães Tradicionais. As inscrições serão realizadas no dia 28 de maio, das 10h às 16h, por ordem de chegada. As aulas terão início em junho. Outras informações podem ser obtidas, a partir do dia 20 de maio, no local: Rua Luiz Ponce, 263 – Centro – Barra Mansa (Pátio da Prefeitura).

Além das aulas teóricas e práticas de Gastronomia, os alunos inscritos também participarão  de oficinas de empreendedorismo, ministradas em parceria com o Sebrae, para quem busca gerar renda de forma profissional. Os alunos também receberão o workshop: Fotografando com o Celular, em que poderão aprender a fazer boas fotos de seus produtos para divulgação em redes sociais, por exemplo.

Unidades Móveis do Senac RJ 

As Unidades Móveis Senac RJ são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas: Informática, Gastronomia e Beleza.

Gastronomia 

O mercado de Gastronomia é promissor no Brasil mesmo em tempos de incertezas na economia. Além de ser um segmento profissional amplo, que abrange não apenas restaurantes, mas também lanchonetes, bares, bufês para festas e eventos, cantinas escolares e de empresas, a Gastronomia também proporciona, ao profissional capacitado, a chance de geração de renda extra ou mesmo do empreendedorismo, podendo ser um caminho para a conquista da autonomia profissional. 

Para inscrições nos cursos de Gastronomia, os interessados devem ser maiores de 16 anos e apresentar cópias de documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e de escolaridade ou uma autodeclaração informando saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. No entanto, menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável legal.

Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 39 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Serviço:

 

Programa Barra Mansa + Profissional

Cursos gratuitos na Unidade Móvel de Gastronomia

Endereço Rua Luiz Ponce, 263 – Centro – Barra Mansa (Pátio da Prefeitura)

Informações: a partir do dia 20 de maio, no local

Data de inscrição: 28 de maio, das 10 às 16h

Início das aulas: dia 07 de junho

 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280