Início > Notícias > Lendo
Coluna motivação - 8 motivos para você assistir filmes

Publicada em 22/04/2019

O cinema também conhecido como a sétima arte, tendo esse termo surgido em 1911, nasceu no século 19 e ganhou o mundo com seu realismo inédito. Existem películas para todos os gostos e muitas razões para você fazer uma pipoca e apertar o play ou mesmo ir ao cinema. Confira.

1) Encontrar soluções: Quantas vezes assistindo um filme você não se inspirou e absorveu ensinamentos importantes da trama? A distância da realidade promovida pelo cinema nos ajuda a olhar os problemas em perspectiva, com certo distanciamento. Isto pode favorecer análises mais objetivas das situações e a busca de soluções para elas.

2) Conectar-se com você mesmo: Filmes são um exemplo de como a arte pode imitar a vida. O que está acontecendo a certo personagem pode estar acontecendo com você. “Os filmes nos ajudam a ver e ouvir as coisas que não conseguimos reconhecer por conta própria”, diz a escritora Gary Solomon em seu livro “O Cinema como Remédio.”

3) Conectar-se aos outros: O realismo do cinema nos ajuda a nos colocarmos no lugar do outro. É importante entender o mundo pelos olhos de outras raças, etnias ou orientações sexuais. Enxergar o mundo pelo ponto de vista que é diferente do nósso. Sentirse na pele de pessoas com realidades distintas favorece o desenvolvimento da empatia.

4) Ter contato com outras artes: O cinema é capaz de dialogar com várias outras formas de arte. Um único filme pode nos colocar em contato com vários outros tipos de referências artísticas, a música é um exemplo. Ver filmes é uma experiência estética que nos ajuda a exercitar os sentidos e a aprender a interpretar outras formas de linguagem.

5) Aprender sobre história: Documentários são o caminho mais curto para descobrir a vida de personalidades, desvendar fatos históricos, entender temas polêmicos e conhecer diferentes pontos de vista. Busque um assunto e sempre haverá um filme sobre ele.

6) Aguça a criatividade: Ao ver um filme, fantasiamos, exercitamos a mente e aumentamos nosso acervo de narrativas e de imagens. O contato com a arte exercita a inteligência física e emocional e a sensibilidade.

7) Abrir-se ao debate: O cinema gera assunto. Mais que isto: cria oportunidades para debater ideias e valores. Assistir a um filme em grupo é ter a certeza de que a experiência será estendida para longas conversas filosóficas e calorosas.

8) Extravasar emoções: O cinema tem uma função libertadora. Faz aflorar as emoções mais escondidas, provoca sensações de todos os tipos. Ao sair do cinema você sai alguns quilos mais leves e com as pilhas recarregadas para tocar a vida real. 

Além desses motivos existem muitos outros que você pode e deve descobrir. “Os detalhes fazem a perfeição, mas a perfeição não é detalhe” (Michelangelo Buonarrotti)

Magno Andrade – Advogado, Economista e Consultor Empresarial. e-mail: magnoandrade15@hotmail.com instagram: @magnoandrade15 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280