Início > Notícias > Lendo
Entidades e representes do comércio traçam plano estratégico de segurança para o fim de ano

Publicada em 15/12/2018

Representantes do Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa, da FAMBAM (Federação das Associações de Moradores de Barra Mansa), da 2ª Companhia da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das entidades representativas do comércio: Sicomércio de Barra Mansa, CDL Barra Mansa e ACIAP BM e  se reuniram no dia 12 de dezembro, na ACIAP BM. As entidades solicitaram o encontro para atender às demandas e preocupações dos empresários do setor varejista sobre a segurança pública durante o Natal. 

“Esse é um período de maior movimento nas ruas, época em que a criminalidade tende a crescer e acreditamos que quando traçamos juntos um Planejamento de Segurança, quando reunimos nossas forças e ações, conseguimos resultados ainda melhores para um comércio e uma cidade mais seguros”, disse Bruno Paciello Sobrinho, presidente do Conselho Comunitário de Segurança e diretor da ACIAP BM.

O tenente Videira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, divulgou que o efetivo de policiais estará maior e mais distribuído em pontos diversos do comércio, acompanhando o horário especial de funcionamento das lojas e, principalmente, em momentos críticos, como os horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos.

“Estaremos com todo nosso efetivo circulando nas ruas, nos bairros, com as viaturas e as rondas a pé, inclusive com visitas às lojas e com os PO Cicles. A sensação de segurança quando a população vê esses profissionais será maior. Também reforço a importância das câmeras de segurança na cidade. Mesmo quando não há um policial naquele ponto, acompanhamos toda e qualquer situação que possa parecer risco à segurança pública e agimos com todo empenho”, afirma o tenente Videira, reforçando a importância de todos estarem ainda mais atentos neste período.

Segundo ele, o bandido costuma atuar onde não estão o policial e o guarda municipal, portanto é preciso que todos também se previnam com condutas de maior segurança, como:

- Evitar que a loja fique muito cheia e, quando isso acontecer, ter maior controle e fiscalização.

 - Priorizar que o caixa fique instalado no fundo da loja;

- Quando for ao banco, efetuar saques em menor valor.

- Atenção redobrada ao abrir e fechar a loja;

- Ao circular nas ruas, atenção ao estacionar, atenção redobrada com crianças, evitar falar ao celular e quando estiver parado dentro do carro.

“O bandido é oportunista, então qualquer situação que possa ser proveitosa, ele agirá. Além disso, a polícia trabalha com números, então reforçamos a importância da população e dos empresários realizarem o imediato registro da ocorrência quando esta acontecer”, reforçou Videira.

O inspetor Domingos, da Guarda Municipal também divulgou que os 56 profissionais já estão nas ruas trabalhando em conjunto com o horário do comércio, atuando no trânsito e no monitoramento 24 horas na Beira Rio. Segundo ele, quando houver qualquer suspeita, a população pode entrar em contato com o órgão, pelos telefones 3328.9643 e 3028.9369.

“Estamos aqui para ajustar a melhor estratégia de segurança  para nossa cidade, essa parceria e união faz toda a diferença. Agradecemos as forças de segurança por estarem dispostas a agir para o bem de nossa cidade”, disse Willinete Rejane de Lima Correia, diretora do Sicomércio.

Ainda na reunião, o Tenente Videira trouxe números positivos sobre a segurança de Barra Mansa. Os registros e ocorrências de 2018, comparados ao ano de 2017, foram todos menores.

“Diante à toda dificuldade que a polícia passa e o combate às drogas que consomem diariamente a polícia e as cidades como um todo, Barra Mansa está entre um dos municípios mais seguros da região”. Ele divulgou que houve a redução – comparado ao ano passado - de 22% dos registros de mortes; redução de 35% de roubo de veículos, 32% de redução de roubos de rua e foram registrados 39 roubos em estabelecimentos esse ano.

“Ficamos confortados em saber que a criminalidade teve baixa em nossa cidade. Mesmo sabendo que precisamos sempre estar atentos e agir em prol da proteção, quando ouvimos a polícia dizer, em números, que o combate ao crime está acontecendo firmemente, nos sentimos mais seguros. Esse é o papel das entidades, buscar ações para melhoria na segurança da cidade, auxiliar no que for possível e divulgar, através da comunicação e apoio, para que essa ação seja eficaz”, acredita Juliana Lanes Rolim, vice-presidente da CDL Barra Mansa, que esteve presente nesse encontro.

 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280