Início > Notícias > Lendo
Comércio de BM começa seleção de temporários para final do ano

Publicada em 25/10/2018

Tendo em vista a proximidade das festas de final de ano e, consequentemente o aumento no movimento do comércio neste período, as lojas de Barra Mansa começam esse mês o processo de seleção para contratação de temporários. O objetivo é oferecer um atendimento de qualidade aos consumidores que lotam as lojas nos meses de novembro e dezembro. 
 
“A procura neste período é principalmente por vendedores, crediaristas e estoquistas. E os setores calçadistas e de confecções são os que mais contratam”, informou o presidente do Sicomércio, Hugo Tavares Nascimento, ressaltando que o emprego temporário pode ser uma boa oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego, já que a maioria das lojas não exige experiência: “Quem também está desempregado deve aproveitar esse período, já que historicamente entre 10% e 15% dos temporários que apresentam um bom rendimento são efetivados”.
 
Para quem busca uma vaga de temporário, a orientação do Sicomércio é deixar o currículo nas lojas do comércio que já estão anunciando no próprio estabelecimento as vagas disponíveis. Para quem está em busca desta vaga, algumas dicas de como se portar na entrevista podem ajudar, entre elas chegar 15 minutos antes do horário da entrevista, usar roupas adequadas, não exagerar nos acessórios, desligar o celular no momento da entrevista, sempre ter em mãos documentos básicos e um currículo.
De acordo com Hugo, o período de contratação de mão de obra temporária vai de outubro a dezembro, com maior incidência em novembro. Em relação ao perfil procurado pelos comerciantes, ele informou que, como as vagas em aberto são muito diversificadas, há oportunidade para todo tipo de pessoa que realmente deseja trabalhar e não somente conseguir um emprego. “Em determinadas funções ter experiência torna-se um diferencial no processo seletivo, mas há diversas oportunidades para quem não tem experiência garantir seu primeiro emprego”, ponderou. 
 
Para quem busca a efetivação, o presidente do sindicato destacou que, durante o trabalho temporário, o profissional deve ter a consciência de que está sendo avaliado continuamente. “É preciso ter sempre em mente que, se surgir uma oportunidade na empresa, ele pode ser premiado por prestar um serviço diferenciado dentro da função exercida. Por isso, do primeiro ao último dia de trabalho, o funcionário deve agir com responsabilidade, educação e extremo profissionalismo”, frisou.
 
Lojas também devem investir no estoque pra aquecer as vendas
 
Além de investir na melhoria do atendimento, ampliando o quadro de funcionários, os lojistas também devem preparar o estoque de mercadorias para o Natal pra aquecer as vendas. Algumas lojas de Barra Mansa, inclusive, já estão vendendo produtos relacionados à data, principalmente as que comercializam peças de decoração, como as tradicionais árvores e seus enfeites. 
 
“Na segunda quinzena de outubro os consumidores já começam a procurar pelos artigos decorativos para o Natal. As lojas que trabalham com este tipo de produto devem estar prontas para receber esse público”, frisou Hugo, acrescentando que a venda de presentes começa no mês de novembro, se intensificando em dezembro, principalmente na última semana.
 
Para criar um clima natalino na cidade, as diretorias do Sicomércio, CDL e ACIAP, estão preparando um projeto denominado “Luzes de Natal”. “A sugestão é que os comerciantes enfeitem suas lojas com pisca piscas para deixar nosso comércio mais bonito, pronto para o Natal. E a ideia é que não só as lojas das principais avenidas do Centro sejam enfeitadas, mas também das ruas paralelas e dos outros centros comerciais da cidade, como Ano Bom e Vila Nova”, informou a diretora do Sicomércio, Caroline Abreu.
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280