Início > Notícias > Lendo
Sicomércio recebe visita de consultora da Man Latin America

Publicada em 17/10/2018

A consultora de Relações Trabalhistas da Man Latin America, Ledjane Vidal Araújo, esteve no dia 16 de outubro, na reunião semanal de diretoria do Sicomércio. O objetivo da visita foi apresentar o programa que vem desenvolvendo desde 2011, na empresa, em Resende. O Programa Novos Horizontes tem como objetivo qualificar profissionais com deficiência para o mercado de trabalho. Desde sua implantação, mais de 100 profissionais foram qualificados e inseridos no mercado de trabalho.

De acordo com Ledjane, o programa funciona como um estágio, com remuneração. “Os participantes trabalham na mesma área que estão cursando a faculdade, recebem salário e todos os benefícios que são oferecidos aos outros profissionais da empresa. A duração varia de quatro a cinco anos, dependendo do curso”, explicou. Ela informou que, ao final do programa, alguns profissionais são contratados pela própria empresa, principalmente engenheiros e da área administrativa, e o restante é inserido no mercado de trabalho: “Hoje, temos 67 profissionais com deficiência trabalhando na empresa”.

O programa desenvolvido na empresa resultou no livro “Os Bastidores da SuperAção”, escrito por Ledjane e lançado no mês de setembro. A partir de sua experiência profissional e de vivências na área em que atua, a autora aborda no livro as dificuldades das pessoas com deficiência e os conflitos das relações e da dependência, além de mostrar também exemplos de superação e persistência. No livro ela apresenta o case da empresa MAN Latin America, mostrando como a sensibilidade da Diretoria de Recursos Humanos faz a diferença no desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Ledjane lembra que, de acordo com o Artigo 93, da Lei 8.213 de 24/07/1991, que, em seu artigo 93, “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência”. “24% da população é de pessoas com deficiência, mas apenas 0,8% estão no mercado de trabalho e apenas 0,07% têm curso superior”, comentou.

 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280