Início > Notícias > Lendo
Segurança pública é tema de reunião no Sicomércio de Barra Mansa

Publicada em 21/09/2018

A falta de segurança no entorno do Parque Centenário, no Centro de Barra Mansa, e a situação dos moradores de rua que circulam pela área, foram tema de uma reunião no dia 20 de setembro, no auditório do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista). O encontro foi promovido pelo sindicato depois da diretoria da entidade ser procurada por comerciantes desta região por estarem preocupados com a falta de segurança no local.

“A proposta do sindicato é buscar a união de esforços dos representantes das classes empresariais e das forças de segurança, a fim de criar propostas e fomentar ações voltadas para a melhoria da segurança nesta área. Este é um caso latente e de suma importância para o bem estar da sociedade. Temos que tratar com respeito essa situação como cidadãos”, ressaltou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento.

Além de comerciantes e moradores desta região, estiveram presentes no encontro representantes da prefeitura, 28º BPM, Guarda Municipal, Conselho Comunitário de Segurança, secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), SOS BM, Lar de Jesus, Pastoral de Morador de Rua, Paróquia São Sebastião, Pastoral do Povo de Rua da Matriz, Pastoral de Saudade, Fornalha Moto Clube, Grupo Acolher, Sindpass, ACIAP, CDL e CODEC.

“Muitas pessoas acham que o problema da população de rua é somente da prefeitura. Ficamos felizes que vocês entendam que esse é um problema social e que tende a aumentar. Essas pessoas precisam de atenção, mas são casos complexos e não dá para resolver do dia para noite. É um trabalho que tem que ser feito a longo prazo”, comentou a coordenador do Centro POP, Edilene Oliveira Moreira, informando que o centro realiza um trabalho diário de abordagem dessas pessoas em situação de rua. Segundo ela, o centro conta com 198 pessoas cadastradas, mas que hoje, Barra Mansa conta com uma média de 70 pessoas em situação de rua: “Nosso município é uma rota de passagem, então esse número varia”.

Durante a reunião, várias sugestões foram propostas pelos participantes, entre elas a melhoria da iluminação e definição do posicionamento do ponto de ônibus; reativação da base avançada da Guarda Municipal e ação imediata na GM na região; criação de um comitê reunindo órgãos públicos, forças de segurança e grupos de apoio para discussão de ações fazendo a reintegração social e profissional dessas pessoas; campanha para que as pessoas não deem esmolas; plano de contenção para evitar migração de meliantes; criação de políticas públicas e construção de um abrigo com estrutura para receber essas pessoas, com psicólogo e assistente social; e o poder público firmar um convênio com clínicas para tratar dependentes químicos.

“A ideia para o próximo encontro, que será marcado em breve, é tentar desenvolver uma dessas ações propostas. Fomos os idealizadores desta primeira reunião, mas a ideia é compartilhar com o Conselho Comunitário de Segurança, poder público e instituições voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua o desenvolvimento dessas ações propostas”, finalizou o presidente do Sicomércio. 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280