Publicada em 05/11/2020
Há algum tempo, independentemente de pandemia, o varejo de moda tem passado por altos e baixos. Uma hora uma crise financeira, outra mudanças no comportamento de compras, mudanças climáticas fora de estação, enfim, são muitas as intempéries e agora enfrentamos um novo desafio da Pandemia de Covid-19. E como manter-se firme e forte nesse mercado tão volátil?
O primeiro segredo é a boa gestão de estoque. Um estoque que seja mensurado de acordo com a sua verdadeira demanda e com projeções que realmente sejam tangíveis. Faça uma boa previsão de compras. Não se deixe cair na besteira da empolgação. Existirão muitas ofertas neste momento, mas somente você pode e deve saber o que é relevante para o seu ponto de vendas .
Tenha um mix de produtos que tenham o perfil do seu mercado e de seu público alvo. Se atente às sazonalidades: elas trazem oportunidades de crescimento nas vendas. Manter um estoque enxuto é legal, mas não ao ponto de perder vendas.
Tome decisões rápidas e importantes para a comercialização e giro dos seus produtos disponíveis em seu estoque. Alie novas estratégias de comercialização e comunicação. Isto já deveria ser feito muito antes. Não devemos esperar uma crise pra pensarmos fora da caixinha, mas infelizmente temos o hábito de nos movermos somente quando as dificuldades aparecem.
Saia da zona de conforto. Não existe nada mais perigoso que este lugar para o empresário, principalmente o de moda, que possui o produto que considero como o mais “perecível” do mercado.
Enfim, que vocês estejam sempre prontos para encarar mais um desafio. Boas vendas!
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