Início > Notícias > Lendo
Coluna motivação - Por que mudar se está tudo tão bom?

Publicada em 13/05/2020

Por que preciso mudar se tudo está do jeito que sempre esteve? Sair do piloto automático e dar um novo rumo à vida não é fácil, mas pode ser libertador. Mudar exige coragem e desprendimento. Quando começamos a mudar nos dispomos a viver com o desconhecido e com as incertezas. Temos sempre o medo de estar cometendo uma loucura, de sermos julgados, de ter que voltar atrás, entre outros temores.

A explicação para esses temores é biológica. Para o cérebro, mudar exige novas conexões neurais. Essas ligações são formadas com base no que fazemos repetidamente. Quanto mais realizamos uma tarefa, mais isso fica gravado em nossa mente. Daí criamos a força do hábito, que dá ao nosso cérebro uma sensação de segurança e estabilidade. Mudar então seria desafiar essa repetição e convidar a mente a se expandir.

Então o problema não é sentir medo, mas sim nos deixarmos paralisados por esse sentimento, quando uma mudança é necessária. Se isso acontece, adiamos tudo e voltamos a lidar com inquietações, falta de motivação e inferioridade,

As mudanças são parte da vida. O melhor é aceitá-las e fazer com que funcionem. Uma vez tomada a decisão de mudança, é possível encontrar caminhos que a tornarão menos desafiadoras. O primeiro passo é identificar se o que nos paralisa tem fundamento, já que tendemos a aumentar o poder dos medos e receios. Temos que separar o que é real do que é imaginário. Dessa forma conseguimos enxergar o que de fato precisamos enfrentar e buscar alternativas e estratégias que nos ajudem a superar essa barreira. É interessante aprender a lidar com a sua mente. Segundo a neurociência o cérebro valoriza mais os ganhos instantâneos que os de longo prazo. O pior inimigo do que eu quero é o que eu quero agora. Por isso, o foco deve estar nos problemas dos quais estamos nos afastando, ou seja, o porquê resolvemos mudar.

Ainda assim, é preciso saber: romper com o que estamos acostumados não é nada fácil, mas precisamos arriscar, pois nunca saberemos como seria ter ido em direção ao que queremos. Fazer e errar, em geral, é melhor do que nada fazer. A única certeza que temos é que as coisas sempre mudam, independente da nossa vontade, por isso é preciso maturidade e serenidade para se adaptar ao novo e criar versões de nós mesmos. Aproveite as oportunidades para o seu desenvolvimento.

 

“Mudar ou mudar para melhor, são coisas completamente diferentes”. Ditado Alemão

 

Magno Andrade – Advogado,

Economista e Consultor Empresarial.

E-mail: magnoandrade15@gmail.com

Instagram: magnoandrade15

Facebook: magnoandrade15

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280