Início > Notícias > Lendo
Retrospectiva 2019

Publicada em 23/01/2020

 

Estacionamento Rotativo é tema de reunião

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, junto com o diretor Alexandre Jouan Dias Coelho e a comerciante Viviane Santagueda Florêncio Lemos, esteve reunido com o secretário de Ordem Pública Luiz Furlani e o comandante da Guarda Municipal Joel Valcir, no dia 12 de fevereiro. Um dos assuntos discutidos foi o estacionamento rotativo na cidade. “Fomos cobrar um posicionamento da prefeitura em relação a implantação do novo serviço de estacionamento rotativo que estava previsto para o início de 2019, mas não ocorreu”, ressaltou Hugo, lembrando que desde agosto de 2018, a empresa que explorava o estacionamento rotativo em Barra Mansa teve a concessão do serviço cassada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

 

Revista Sicomércio passa a ser digital

A partir do mês de março a Revista Sicomércio, que começou como um informativo impresso em 2003 e passou a ser uma revista em 2016, passou a ser digital. A mudança, além de gerar economia para o sindicato, também tem como objetivo a sustentabilidadee preservação ambiental. E também atingir um número maior de leitores, devido ao grande alcance da internet.

 

Prefeito de Barra Mansa participa da reunião de diretoria do sindicato

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, participou, no dia 19 de março, da reunião semanal de diretoria do Sicomércio de Barra Mansa. Durante a reunião, Rodrigo fez questão de frisar que tem priorizado as áreas da educação e saúde, mas que tem encontrado dificuldades para avançar. Ele ressaltou que é preciso fazer um encontro, para mostrar o raio-x da cidade, ouvir a realidade e entender os números, o que pode ou não ser feito.

 

Barra Mansa sedia reunião de presidentes dos Sicomércio do Sul do Estado

O Sicomércio de Barra Mansa sediou, no dia 05 de abril, a reunião dos presidentes dos Sindicatos Patronais do Comércio Varejista do Sul do Estado. A reunião contou com a presença do representante da Fecomércio RJ, Marcelo Novaes, e dos presidentes dos Sicomércios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Resende e Valença. Um dos assuntos discutidos no encontro foi a Convenção Coletiva de Trabalho. Em Barra Mansa, a negociação coletiva não se concretizou em 2018 porque o Sindicato dos Empregados no Comércio, que é a contraparte, sofreu uma interdição judicial e até hoje está sem diretoria. O crescimento das MEIs também foi outro assunto discutido na reunião.

 

Sicomércio e Sebrae firmam parceria  

A coordenadora regional do Sebrae no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima, esteve na reunião semanal de diretoria do sindicato no dia 16 de abril. A visita teve como objetivo firmar uma parceria com a entidade para oferecer palestras aos empresários do setor do varejo.

 

Sicomércio cobra fiscalização de comércio ambulante

O Sicomércio de Barra Mansa enviou à prefeitura municipal ofício cobrando fiscalização do governo municipal sobre os comércios ambulantes que vêm de outras cidades e estados e se instalam por alguns dias na cidade. No último final de semana de abril, uma tenda de orquídeas foi instalada na Praça da Matriz, no Centro, causando prejuízos para o comércio. “O Sicomércio cobra uma ação coordenada de fiscalização das boas práticas em todas as esferas, fiscal, trabalhista, sanitária e econômica”, ressaltou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, acrescentando que os associados do sindicato têm cobrado uma atitude da entidade em relação a esses comércios ambulantes.

 

Representantes do Sicomércio participam de congresso

O Sicomércio de Barra Mansa marcou presença, entre os dias 15 e 17 de maio, no 35° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Fortaleza. O sindicato foi representado pelo presidente Hugo Tavares Nascimento, a diretora Willinete Rejane de Lima Correia, o advogado Aloizio Perez e a gerente executiva Mariana Teodoro. Realizado pela Fecomércio-CE em parceria com o Sindilojas Fortaleza, o evento reuniu dirigentes sindicais, empresários, executivos, advogados e outros interessados no setor de comércio vindos de todo o Brasil.

 

Certificado Digital passa a ser emitido no Sicomércio

O Sicomércio de Barra Mansa passou a oferecer mais um benefício aos seus associados no mês de junho: de emissão do Certificado Digital com preços diferenciados. Através de uma parceria com a empresa Digital Certificadora (que pertence a AC Soluti), o sindicato passou a contar com um posto de atendimento e emissão deste documento na sede da entidade. O Certificado Digital é um documento que identifica e contém os dados de uma pessoa física ou jurídica, uma máquina ou uma instituição na internet. Seria o similar eletrônico do RG. Ele é utilizado tanto por pessoa física como jurídica.

 

‘As mudanças no mercado de varejo’ é tema de palestra no Sicomércio

O Sicomércio promoveu no dia 04 de junho, com o apoio do Sebrae RJ, uma palestra sobre ‘As mudanças do mercado de varejo’. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes, entre elas o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. A palestra foi proferida pela coordenadora de Atendimento Digital do Sebrae RJ, Débora Finamore, que falou sobre a importância de integrar o físico com o digital, canais de comunicação, atendimento, fidelização, segurança da informação, tempo e interação com o cliente.

 

Solenidade marca inauguração do Programa Barra Mansa + Profissional

O Senac RJ, em parceria com o Sicomércio e a prefeitura de Barra Mansa, promoveu no dia 07 de junho, o evento de inauguração do Programa Barra Mansa + Profissional, que visa incentivar a capacitação profissional, a empregabilidade e a geração de renda no município. A inauguração marcou o início das aulas dos cursos de Gastronomia ministrados na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac RJ. Ao todo, 180 vagas gratuitas foram preenchidas pela população do município nos cursos de Salgados Para Festas, Técnicas para Pizzaiolo, Doces Para Festas, Saladas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Geleias e Compotas, e Preparo de Pães Tradicionais.

 

Lei 8.006/18 é discutida em reuniões no Sicomércio

O Sicomércio sediou no mês de junho, reuniões com empresários de supermercados, farmácias, lojas de doces, presentes, utilidades domésticas e pet shops, para tratar do cumprimento da Lei 8.006/18, que entrou em vigor no dia 26 de junho, e proíbe a distribuição (gratuitamente ou cobrando) de sacolas plásticas descartáveis, compostas por polietilenos, polipropilenos e/ou similares. A lei determina que supermercados e demais lojas que utilizam de sacolas plásticas, só podem distribuir (mediante cobrança máxima do seu preço de custo) sacolas com mais de 51% de material proveniente de fontes renováveis.

 

Práticas Trabalhistas é tema de palestra no Sicomércio

O Sicomércio de Barra Mansa promoveu no dia 02 de julho, no auditório do sindicato, palestra sobre o tema Práticas Trabalhistas, com o advogado Aloizio Perez, presidente da OAB Barra Mansa. Durante a palestra, Aloizio falou sobre contrato de trabalho, horas extras, jornada de trabalho, enquadramento sindical, contrato de experiência, acordo coletivo, convenção coletiva e dissídio coletivo.

 

Representantes do sindicato visitam Sindicomércio JF

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, acompanhado da vice-presidente, Lílian Panizza, e da gerente executiva do sindicato, Mariana Teodoro, esteve no dia 04 de julho, no Sindicomércio Juiz de Fora. O objetivo da visita foi buscar modelos de novos serviços para implementação no Sicomércio Barra Mansa. Um dos serviços oferecidos pelo Sindicomério Juiz de Fora aos seus associados é o Clube de Benefícios. O grupo foi muito bem recebido pela equipe técnica do Sindicomércio, que é presidido pelo empresário Emerson Beloti de Souza.

 

Evento celebra 70 anos de fundação do Sicomércio

O Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro completou no dia 10 de julho, 70 anos de fundação e, para celebrar a data, realizou uma solenidade festiva no dia 25 do mesmo mês. O evento aconteceu no Espaço M Eventos, em Barra Mansa, e reuniu cerca de 400 pessoas. A festa teve início com uma palestra sobre “Liderança e Motivação”, com o ex-treinador das Seleções Brasileiras de Vôlei Masculina e Feminina, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, que atualmente é técnico do time feminino Sesc RJ de Vôlei. Bernardinho, que é um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes, também é economista e empresário de destaque.

A solenidade em comemoração aos 70 anos do Sicomércio também contou com a posse festiva da nova diretoria, eleita para o quadriênio 2018/2022. Os empresários foram empossados pelo ex-presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto, que recebeu uma placa de homenagem pelo trabalho a frente do sindicato e apoio a nova diretoria.

 

Sicomércio firma convênio com a empresa Sam Telecom

A diretoria do Sicomércio de Barra Mansa firmou um convênio com a empresa Sam Telecom, que oferece serviço de Consultoria e Gestão de Telecomunicações para empresas. Este convênio prevê a elaboração de um projeto detalhado para redução de custos de telefonia fixa, móvel e internet das empresas associadas do sindicato. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3401-0990.

 

Sebrae lança edital ‘O melhor do seu bairro: mercado de vizinhança’

O Sebrae, em parceria com o Sicomércio de Barra Mansa, realizou no dia 06 de agosto, o lançamento do projeto “O melhor do seu bairro – mercado de vizinhança” destinado ao setor de varejo alimentar na região Médio Paraíba. A iniciativa é inovadora, pois busca fazer uma chamada pública via Edital, onde as empresas poderão aderir ao programa de capacitação para minimercados, mercados e mercearias. O objetivo do Edital é selecionar empresas que estejam dispostas a investirem na sua qualificação para melhorar sua competividade e ampliar mercado.

 

Assembleia de prestação de contas de 2018

Foi realizada no dia 13 de agosto, na sede do Sicomércio, Assembleia de Prestação de Contas de 2018 e Previsão Orçamentária para 2020. Durante a assembleia, a representante do Escritório de Contabilidade Ponto Empresarial Simone Goretti Oliveira, detalhou para os presentes as contas do exercício de 2018 e apresentou o orçamento previsto para 2020. Após a leitura do documento, as contas e a previsão orçamentária foram submetidas à apreciação dos presentes, que aprovaram os números.

 

Sicomércio participa da 21ª Flumisul

O Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro marcou presença por mais um ano na Flumisul. A feira, que chegou a 21ª edição, aconteceu entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. O sindicato dividiu estande com o Senac RJ, que também faz parte da Fecomércio RJ. Durante os quatro dias de feira a diretoria e associados do sindicato puderam trocar experiências e também realizar negócios. Também foi uma oportunidade do sindicato prospectar seus produtos e fazer novos associados.

 

Programa Barra Mansa + Profissional forma 130 alunos de Gastronomia

O Senac RJ realizou no dia 08 de outubro, a cerimônia de formatura dos 130 alunos que concluíram cursos de capacitação profissional em Gastronomia oferecidos dentro do programa Barra Mansa + Profissional. O evento foi realizado no Sesc Barra e os participantes receberam os certificados das mãos do prefeito do município, Rodrigo Drable; do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; da diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins e do presidente do Sicomércio Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento. O Programa Barra Mansa + Profissional foi realizado pelo Senac RJ em parceria com a prefeitura e com o Sicomércio Barra Mansa.

 

Curso de Logística nas Operações de Varejo marca início do Programa Senac Comércio

Foi realizada no dia 09 de outubro a aula inaugural do Curso Logística nas Operações de Varejo, realizado pelo Senac Rio em parceria com o Sicomércio, através do Programa Senac Comércio - Trilhas para Sindicatos. O objetivo do programa é qualificar profissionais nas áreas de Marketing e Vendas, Finanças e Logística, por meio de cursos dinâmicos, curtos e atualizados, desenvolvi¬dos pelo Programa Senac Comércio.

 

Diretoras do Sicomércio participam do Veste Rio

As diretoras do Sicomércio de Barra Mansa Willinete Rejane de Lima Correa e Rosane Simões de Abreu, acompanhadas da gerente executiva do sindicato Mariana Teodoro, representaram a entidade no Veste Rio, no dia 10 de outubro, no Píer Mauá. Elas fizeram parte da Caravana promovida pelo Sebrae RJ, que levou empresários ao evento.

 

Quatis recebeu BiblioSesc durante dois meses

O município de Quatis recebeu, entre os dias 17 de outubro e 20 de dezembro, a BiblioSesc. A Biblioteca Volante do Sesc RJ foi instalada na Praça Teixeira Brandão (Praça Quati), no Centro da cidade. Criada para levar livros e conhecimento a todo Brasil, a BiblioSesc chega aos municípios com pelo menos três mil obras. Ao encurtar a distância entre o livro e o leitor, a Biblioteca Volante promove uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação. O principal objetivo do projeto é formar novos leitores e incentivar o hábito da leitura, seja no interior ou nas capitais por onde passa.

 

Grande número de ambulantes nas ruas é tema de reunião em Barra Mansa

Em reunião com a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, as entidades comerciais da cidade, como Sicomércio, Aciap e CDL, e com a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, cobraram a efetividade da fiscalização da prefeitura no que tange ao aumento de forma acelerada no número de ambulantes não legalizados no município. A reunião aconteceu no dia 30 de outubro, na prefeitura. Segundo explicam seus representantes, a preocupação das entidades tem sido maior pelo fato de a maioria dos ambulantes não ser da região, trazendo insegurança tanto ao comércio local quanto aos próprios consumidores. A prefeitura se comprometeu a reforçar a campanha do “Ambulante Legal” em consonância com a legislação vigente que regulariza a atividade.

 

Barra Mansa recebe evento Rio + Varejo

Barra Mansa recebeu nos dias 05, 06 e 07 de novembro, o Rio + Varejo. Realizado pelo Sebrae, em parceria com o Sicomércio, CDL e Aciap de Barra Mansa, o evento contou com palestras para preparar comerciantes e suas equipes para as vendas deste final de ano (Black Friday e Natal). O Rio + Varejo aconteceu no auditório da CDL de Barra Mansa e teve como slogan “Prepare-se para uma explosão de vendas”. As palestras trabalharam planejamento de atendimento para fidelização dos clientes, fortalecimento da marca da empresa, capacitação para o uso dos meios digitais para promover vendas até mesmo antes do período de vendas natalinas e ainda ajudaram a formar equipes para aproveitar todas as oportunidades de converter cada visita de cliente em vendas lucrativas.

 

União e novidades marcam abertura do Natal de BM

A Casa do Papai Noel foi inaugurada no dia 29 de novembro em Barra Mansa. A cerimônia ganhou o brilho da Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas, que se apresentou na Avenida Domingos Mariano. Depois, o Bom Velhinho seguiu em desfile com os músicos pelas ruas do Centro até o Centro de Cultura Estação das Artes, onde ficou hospedado até o dia 24 de dezembro.

Para entrar no clima natalino, a nova Casa do Papai Noel ganhou uma decoração especial, feita em parceria entre entidades do município: ACIAP BM, CDL BM, Sicomércio BM e prefeitura, por meio da Fundação Cultura. Além da decoração da Estação das Artes, as entidades são responsáveis, junto com a prefeitura, pela iluminação das praças Ponce de Leon, no Centro, e Nações Unidas, no bairro Ano Bom.

 

Barra Mansa ganha novo centro de compras

Barra Mansa ganhou um novo centro de compras no dia 03 de dezembro: o Rodoviária Shopping. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na Rcerimônia de inauguração do empreendimento, localizado em cima do Terminal odoviário Geraldo Ozório, no Centro de Barra Mansa. O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, representou a entidade na inauguração do Rodoviária Shopping e parabenizou os empreendedores barramansenses João Vitor Oliveira, Eduardo Sales, Rodrigo Wesley Nazaré, Pedro Ênio Nazaré e Maicon Silio Nazaré, responsáveis pelo empreendimento. O novo centro comercial conta com uma infraestrutura composta de 124 boxes, praça de alimentação, escada rolante, ambiente climatizado e banheiros, reunindo mais de dez segmentos do comércio varejista. Dez espaços ainda estão disponíveis para locação.

 

Empresa de Barra Mansa ganha prêmio da Fecomércio

Dez empresas fluminenses receberam, no dia 12 de dezembro, o Prêmio Visão Consciente, realizado pela Fecomércio RJ para reconhecer e estimular ações que contribuem para melhores resultados, ao mesmo tempo em que beneficiam toda a sociedade. A cerimônia aconteceu no auditório da instituição no Flamengo. Entre as empresas vencedoras, está a PH Pharma, de Barra Mansa premiada na Categoria Meio Ambiente, como empresa de médio porte, pelo trabalho de conscientização e orientação à população sobre descarte correto de medicamentos. Os representantes das empresas vencedoras foram levados em janeiro à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2020), em Nova Iorque.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280

Desenvolvido por Rian Design