Início > Notícias > Lendo
A importância da Contribuição Sindical

Publicada em 28/12/2019

O pagamento da contribuição sindical para o sindicato de sua categoria econômica é, sem dúvida, um instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria perante o Sindicato dos Empregados e as Autoridades Constituídas do Município, Estado e Governo Federal.
 
O Sicomércio depende da Contribuição Sindical para implementar, além das negociações coletivas, as políticas necessárias à defesa dos direitos e interesses da categoria econômica e, somente com o apoio de suas associadas, que são as empresas do comércio varejista das cidades de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, que é possível conquistar benefícios para as empresas.
 
A negociação coletiva é, por exemplo, a mais importante para garantir uma segurança jurídica para os empregados e os empresários do varejo, se revelando um instrumento que adere ao contrato de trabalho e autoriza, dentre outros direitos, o trabalho em alguns dias feriados, além de ser o único mecanismo de tratar de reposições salariais.
 
O Sindicato do Comércio varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro tem, no curso de sua história, defendido o empresário do varejo, conquistando mecanismos de facilitação de sua atividade empresarial, além de estabilizar a relação capital-trabalho.
 
A Contribuição Sindical, mesmo facultativa, é imprescindível para manter o sindicato em funcionamento, com empregados, advogado e outros benefícios, como Medicina do Trabalho, dentre outros. Daí o apelo para que o empresário do varejo faça um revisão do seu entendimento e promova o recolhimento da contribuição sindical, mantendo vivo o seu sindicato, sob pena de ficar sem representação e sem um instrumento prevendo índices de reajustes, piso salarial, trabalho em dias feriados, etc., dificultando, ainda, a atividade econômica.
 
O sindicato é a entidade legitimada por lei para tratar de assuntos envolvendo capital e trabalho e a contribuição sindical é a receita para mantê-lo vivo e fugaz na defesa dos empresários do varejo.
 
Pagar a contribuição sindical é, portanto, garantir o direito de ser bem representado e de conquistar benefícios para o desenvolvimento da atividade econômica do varejo.
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280