Publicada em 23/09/2019
Era uma vez uma indústria brasileira que tinha desenvolvido um projeto de exportação de sapatos para a Índia e enviou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte e-mail à direção da indústria:
“Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos.”
Sem saber desse e-mail, logo depois o segundo consultor enviou o seu:
“Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos, ainda.”
Essa é uma história já bem conhecida, mas serve bem para ilustrar o que gostaria de trazer para você. É a velha conversa do copo pelo meio de vinho. Para o otimista ele está meio cheio, para o pessimista ele está meio vazio.
Ser pessimista é muito mais fácil. É só ficar sentando dizendo que as coisas não vão acontecer e que tudo vai dar errado. Depois ainda acha que está sempre certo: se deu errado ele diz que avisou e se deu certo ele diz que as mudanças foram feitas porque chamou a atenção para as falhas.
Já ser otimista dá trabalho. Você tem que acordar cedo e bem disposto. Ir à luta. Você além de acreditar tem que fazer acontecer. Você tem que planejar, se dedicar e realizar. Não pode esmorecer, tudo depende de você. O otimismo é o combustível essencial para o sucesso.
Você pode escolher: ser pessimista e ver a vida passar, sendo um mero espectador no palco da vida. Ser aquela pessoa que está sempre dizendo: “eu te disse, eu te disse.” Ser aquele ser humano que não se pode nem perguntar como está passando, pois você vai ficar horas reclamando da vida e da má sorte. Ou você pode escolher ser otimista e dirigir a própria vida. Eu sei que dá mais trabalho, mas os resultados são infinitamente melhores. Você será visto como um vencedor, aquele que faz acontecer. Você será o Cara e as pessoas vão gostar de estar sempre perto de ti.
QUAL A SUA ESCOLHA?
“Existem três tipos de pessoas no mundo: as que fazem as coisas acontecerem, as que vêm as coisas acontecerem e as que perguntam o que aconteceu”. (Autor Desconhecido)
Magno Andrade – Advogado, Economista e Consultor Empresarial.
E-mail: magnoandrade15@gmail.com
Instagram: magnoandrade15
Facebook: magnoandrade15
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente