Início > Notícias > Lendo
Sicomercio-BM promove palestra gratuita para contadores e empresários sobre Medicina do Trabalho

Publicada em 02/02/2022

Médico vai explicar sobre novo programa de controle Medicina Ocupacional de empresas

 

O Sicomercio de Barra Mansa oferecerá uma palestra gratuita voltada para Medicina do Trabalho, no dia 15 de fevereiro, de 19h às 21h, para contadores e empresários, na sede da entidade, no Centro da cidade. O Dr Carlos Gustavo Medeiros, médico do trabalho da Kaizen, e a contadora Rosângela Silva vão explicar sobre o novo programa de controle Medicina Ocupacional de empresas. A palestra contará com interação da plateia através de um bate papo. As inscrições são limitadas, estão abertas para associados e não associados a partir do dia 03 de fevereiro e podem ser realizadas pelo telefone (24) 3323-2790 ou pelo WhatsApp (24) 98801-1111.

Segundo o médico, a palestra tem a finalidade de mostrar a necessidade de transmissão de dados entre empresa e o Governo Federal.

- Iremos orientar as empresas a se adaptarem com as mudanças no novo programa. As mudanças trarão praticidade na troca de informações entre empresa e o Ministério do Trabalho, que monitora as empresas sobre a rotina do trabalho. A fiscalização será mensal e vamos explicar para os empresários como deverão ser feitas as transmissões de dados para que a empresa evite riscos de ser multada – explicou o médico do trabalho.

O presidente do Sicomercio-BM, Hugo Tavares, destacou que a palestra vai apresentar uma visão técnica de como serão as mudanças no sistema social e a implementação da digitalização da Medicina Ocupacional.

- As mudanças vão atingir a parte administrativa e tudo que envolve a empresa no sistema social. Os ASOs (Atestados de Saúde Operacional) vão ter padrão, os empresários e contadores associados ao Sicomercio serão informados sobre quais são as mudanças, sobre os custos e os planos de mensalidade, que poderão ser avulsos ou mensais. A palestra será voltada para nossos associados mas estamos estudando a possibilidade de abrir inscrições para não-associados – afirmou o presidente.

As fiscalizações vão acontecer após todo dia 10 de cada mês de maneira online pelo Governo Federal. Com as mudanças, elas serão feitas com maior agilidade através de dados registrados no sistema. As informações poderão ser acessadas pelos exames de admissão e demissão realizados todos os meses pelas empresas.

As transmissões já começaram em novembro de 2021, com as empresas que possuem grau de risco 3 ou 4. Já em janeiro deste ano, começarão as transmissões de empresas com grau de risco 1 ou 2, como destaca o Dr Carlos Gustavo Medeiros.

- As empresas são classificadas com grau 1, 2, 3 ou 4 de acordo com o tipo de risco que o colaborador se submete em uma determinada função. Siderúrgicas costumam estar classificadas com grau de risco 3 ou 4 (alto risco), e o comércio classificado com grau 1 ou 2 (baixo ou mediano), de acordo com o cargo do colaborador – disse o médico.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280