Início > Notícias > Lendo
Coluna motivação - Onde encontrar coragem para mudar

Publicada em 23/06/2020

Na edição última passada da Revista Sicomércio escrevi um artigo que trazia o seguinte: Por que mudar se está tudo tão bom? Teve uma repercussão muito grande. O texto dizia que era preciso coragem para enfrentar as mudanças que temos que encarar pela vida a fora. Pois bem, agora trago maneiras que você pode utilizar para ganhar a coragem para a mudança.

Aceite suas limitações - Mudar é uma jornada cheia de altos e baixos, e, por mais que você se sinta preparado, não terá resposta para tudo. Até porque muita coisa acontece sem nossa interferência. Ter consciência desse fator com certeza vai ajudar você a aceitar os tropeços no caminho e isso vai te auxiliar a seguir em frente sem se deixar abater.

Fique atento aos seus sentimentos – Frustações e tristezas acontecem com todo mundo, não é exclusividade sua. Mas, se há insatisfação no seu cotidiano, pare e reflita. Há momentos em que ela se intensifica? É possível evitá-las? Com as respostas em mãos fica mais fácil identificar em que área da sua vida está pedindo uma mudança e do que você precisa fazer para a mudança acontecer.

Invista em você – O autoconhecimento é de suma importância nesse processo. É fundamental você dedicar algum tempo para um mergulho interno, para ter mais consciência dos próprios padrões de comportamento e pensamento, crenças limitantes e forma como impactam as pessoas. Aqui cabe um conselho: vale meditar, praticar yoga, fazer terapia entre outas opções.

Não radicalize – Diante da necessidade da mudança, nossa tendência é pensar de forma polarizada: “Ou oito ou oitenta.” Adotar uma postural radical pode resultar em angústia e ansiedade. Fica mais suave pensar em uma transição e ponderar que você não precisa escolher entre extremos.

Amplie seu repertório – Mudança não tem fórmula e nem receita pronta. O que funcionou com seu amigo, necessariamente vai funcionar com você. Porém é muito importante que você conheça as experiências de pessoas que já passaram por este processo. Converse, leia livros sobre esse assunto, busque na internet exemplos de vitoriosos.

Faça um teste drive – É normal nos sentirmos inseguros no momento da mudança. Para adquirir confiança, você pode experimentar situações que o coloquem em contato com a realidade da mudança. Exemplo: se a sua vontade é morar em outro país, alimente-se por um período com o que mais se come por lá. Participe de alguma comunidade da internet que só usa o idioma do país escolhido por você. Isso vai te ajudar a evitar idealizações.

Busque apoio profissional – Não fomos ensinados a encerrar os ciclos, por isso é comum enfrentarmos dificuldades quando nos propomos a fazer mudanças profundas. Você se sente paralisado e sem opções para seguir em frente?  A saída pode ser contar com a ajuda de pessoas preparadas para oferecer apoio, como um psicólogo.

Quer ser diferente? Quer encontrar a coragem para a mudança? Busque dentro de você o combustível para sua transformação.

“Nunca deixe que nenhum limite tire de você a ambição do autoconhecimento”.

 

Magno Andrade – Advogado,

Economista e Consultor Empresarial.

E-mail: magnoandrade15@gmail.com

Instagram: magnoandrade15

Facebook: magnoandrade15

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280