Início > Notícias > Lendo
Coronavírus é tema de palestra no Sesc de Barra Mansa

Publicada em 17/03/2020

O Sesc Barra Mansa promoveu no dia 12 de março, uma palestra sobre o coronavírus, com o gerente de Saúde do Sesc Rio, Flávio Vittlin, o Dr. Saúde. A palestra acontecerá em todas as Unidades do Sesc e Barra Mansa foi escolhida para ser a primeira, por conta da cidade ter o primeiro caso de coronavírus confirmado no estado.

Durante a palestra, o médico destacou que a transmissão ocorre principalmente pelas mãos. Por isso, as pessoas devem evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz; lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; se alimentar bem e praticar atividade física para conservar a imunidade do organismo. Ele informou que somente o álcool em gel 70% é eficiente para se proteger de vírus e bactérias, assim como lavar a mão com água e sabão.

Dr. Saúde destacou que pessoas com mais de 80 anos são as mais vulneráveis em contrair o coronavírus, sendo maior entre as que possuem outras doenças ou com a imunidade mais comprometida. “As crianças dificilmente contraem, mas se contraírem, o vírus pode não se manifestar e elas transmitirem para outra pessoa sem saber”, informou Flávio.

 

O que é o Coronavírus

 

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Todavia, o coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

Não existe, ainda, tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso da contaminação por coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas - conforme cada caso - como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos) e uso de  midificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios (dificuldade para respirar, tosse e febre), semelhantes a um resfriado, podendo, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280