Início > Notícias > Lendo
Elas fazem a diferença - Cada vez mais mulheres estão à frente dos negócios

Publicada em 17/03/2020

A cada ano que passa mais mulheres estão comandando empresas no país, sejam pequenas, médias ou grandes. Hoje, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. De acordo com levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), são mais de 24 milhões de brasileiras tocando negócios próprios, gerando empregos e movimentando a economia.

É possível encontrar mulheres empreendedoras — ou liderando negócios — em diversos setores. No comércio não é diferente. Em Barra Mansa, várias empresas têm à frente mulheres de sucesso, uma delas é a Loja Cristal. Especializada na venda de produtos e cursos de culinária e confeitaria, a empresa tem como proprietária Ana Alves que, em 2001, inaugurou sua primeira loja em Volta Redonda, no bairro Aterrado, num espaço com apenas 24 m² e uma funcionária. “No início precisei ser atendente, compradora, professora, imprimia papel arroz, fechava folha de pagamento, fazia serviço de banco, entre outros. Até que em 2002, com o apoio da família e suporte do Sebrae, consegui aperfeiçoar a loja e assim ter mais funcionários. Em 2004, os 24 m² não suportavam mais a loja e nos mudamos para o atual endereço, onde ampliamos o mix de produtos e também a sala de curso”, contou a comerciante.

Em 2011, Ana abriu a primeira filial da Loja Cristal, em Barra Mansa, na Avenida Domingos Mariano, no Centro. Cinco anos depois, vendo a necessidade de crescimento, mudou de endereço, para um imóvel bem maior, também no Centro. Hoje, são 56 funcionários nas duas lojas. “A missão da empresa é oferecer, principalmente às mulheres, a oportunidade de empreender, gerar sua própria renda e atingir sua independência financeira. Nós não oferecemos apenas cursos, nós geramos oportunidades”, ressaltou, se referindo aos cursos de confeitaria oferecidos na loja e que reúnem um grande número de mulheres que estão em busca de começar um negócio próprio.

Ana conta que o fato de ser mulher nunca atrapalhou nos negócios: “Pelo contrário, como somos capazes de utilizar as duas partes do cérebro e multifuncionais, isso me ajudou a poder executar várias tarefas ao mesmo tempo. Os principais desafios que nós mulheres temos de enfrentar é não nos cobrarmos e querermos ser perfeitas em tudo. Teremos acertos, erros e não devemos ser tão críticas com outras mulheres. Hoje, a maior dificuldade num negócio é conseguir mão de obra, principalmente no comércio, onde o trabalho é muito desgastante. Na parte de compras e negociações, o machismo diminuiu muito”.

Para conciliar o trabalho e a família, Ana acredita que é essencial o apoio da família. “Ela precisa entender que o que te faz feliz é estar no seu negócio e que os dois são importantes, mas o tempo dedicado a cada um é diferente. Se você tem menos tempo com a família, torne esse tempo o mais maravilhoso do dia, não chegue reclamando em casa. A família quer ver você feliz. Hoje, meu filho e meu marido trabalham comigo. Meu marido cuida do financeiro, meu filho da tecnologia e eu com a parte física: compras, funcionários e arrumação. Conciliar o tempo com eles ficou muito melhor”, disse.

Para as mulheres que desejam empreender, Ana, que hoje se considera uma mulher realizada profissionalmente e pessoalmente, diz que é preciso não ter medo e buscar bastante informação: “Dificuldades todos teremos, mas o modo como reagimos diante as dificuldades faz a diferença. Persistência é o que faz a diferença. Desistir nas primeiras dificuldades não te levará a lugar algum”.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280