Início > Notícias > Lendo
Loja de armarinho e artigos de artesanato é comandada por duas mulheres

Publicada em 17/03/2020

A loja A Viana Leal ao invés de uma, é comandada por duas mulheres: Viviane Santágueda Florêncio Lemos e sua mãe, Vilma Maria Santágueda Florêncio. Viviane conta que seus pais fundaram a primeira loja, em Volta Redonda, em outubro de 1969.

“Nasci em 1977, e desde cedo acompanhei minha mãe na loja, onde comecei a me interessar pelo comércio. Aos sete anos, colocava uma caixa de papelão com vários produtos na frente da loja para vender. Minha mãe sempre me incentivou. Comecei a aprender a passar troco e tinha que subir num caixote para dar altura. Continuei meus estudos e posteriormente cursei Técnico em Informática e Administração de Empresas/RH”, comentou a comerciante.

E o amor pelo comércio fez Viviane e a mãe abrirem uma filial da loja, na Praça Ponce de Leon, em Barra Mansa, há 13 anos. “Desde que abrimos a loja de Barra Mansa permanecemos focadas em aprimorar cada vez mais. Em agosto de 2019, assumimos a loja de Volta Redonda, que meu pai administrava, e estamos reformulando e atualizando a loja”, contou, acrescentando que tudo isso, conciliando casa, família e negócios: “Conciliar isso tudo não é fácil, porém somos multitarefas e mesmo com a correria nos realizamos”.

Para Viviane, o fato de ser mulher sempre despertou um olhar diferente, mas com o passar dos tempos diminuiu um pouco o preconceito. “Antigamente não era comum ver uma mulher à frente dos negócios, nos dias de hoje ainda há preconceito, porém demonstramos nossa capacidade e não nos curvamos aos obstáculos”, disse, destacando que as mulheres têm ampliado sua atuação no mercado de trabalho: “O mercado é muito dinâmico e empreender não é fácil, mas com garra e determinação vencemos. E o primordial é amar o que faz”

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280