Início > Notícias > Lendo
Mulheres ganham espaço na diretoria de entidades empresariais

Publicada em 17/03/2020

As entidades empresariais, que no início eram dirigidas apenas por homens, têm aberto cada vez mais espaço para as mulheres. Muitas, inclusive, contam com quase o mesmo número de mulheres que homens. No Sicomércio de Barra Mansa, a diretoria hoje é formada por sete homens e seis mulheres, além de três homens e uma mulher com suplentes.

De acordo com o presidente do Sicomércio, Hugo Tavares Nascimento, quando foi montada a chapa desta diretoria as atuais diretoras já demonstraram garra e dedicação na formação do time. “Elas são muito atuantes e comprometidas com os projetos. Têm o ‘sexto sentido’ e essa intuição feminina ajuda a dosar e flexibilizar a rigidez dos homens. Iniciativa, segurança e prontidão são as palavras que caracterizam as mulheres da nossa diretoria”, ressaltou Hugo, destacando que a vice-presidente do sindicato, que é uma mulher, foi uma das responsáveis por esse número grande de mulheres na diretoria.

A vice-presidente Lilian Panizza conta que quando começaram a compor a chapa, foi surpreendida pela quantidade e qualidade de mulheres que estavam reunidas para abraçar essa diretoria. “Umas mulheres eram pessoas que eu já convivia, tinha certa admiração e outras particularmente eu nem conhecia, mas a empatia entre nós foi tão grande que nos tornamos muito próximas umas das outras. Claro que temos nossas discussões e várias divergências umas com as outras, mas procuramos sempre o respeito e a união entre o nosso grupo”, comentou.

Lilian, que é proprietária da loja Mega Móveis e comerciante há 30 anos, conta que esta é a primeira vez que faz parte da diretoria de uma entidade. “Foi um grande desafio aceitar esse convite, mas encarei com muita responsabilidade, coragem, ética e respeito a entidade que represento”, disse, acrescentando que as mulheres que estão na diretoria são bastante atuantes: “Estamos presentes em diversas comissões de trabalho e nosso principal papel é inspirar outras mulheres que atuam no comércio a exercerem um papel de liderança nas entidades que nos representam e na sociedade”.

Ocupando o cargo de primeira secretária, a diretora Willinete Rejane de Lima Correa está no comércio há 18 anos e é proprietária do Trat Spa Urbano. Para ela, desafios existem para ser resolvidos e foi assim que encarou o convite de fazer parte desta diretoria. “Encarei com aquele entusiasmo que nos faz levantar a bandeira de nossa entidade. Às vezes é muito difícil, pois o ritmo de atuação encontra obstáculos, mas é preciso respeitar que o conjunto de ideias é de igual valor. Esse é o verdadeiro desafio”, comentou. Sobre o papel da mulher nas entidades empresariais, Rejane destacou que a sensibilidade feminina faz com que equipes atuem de forma sinérgica: “Os problemas são resolvidos de forma criativa. Uma entidade com mulheres a frente se torna mais inteligente, mais capaz e ágil”.

Segunda tesoureira do Sicomércio, a comerciante Luciene dos Santos D’Almeida Angelim é proprietária da Vatel Eletrônica e está no comércio há 30 anos. “Encarei o desafio de fazer parte da diretoria de uma entidade por sempre amar o comércio. Gosto de ter esse contato com o cliente, poder resolver seus problemas e por ter horário flexível e ser um meio muito bom de ganhar dinheiro”, disse. Sobre o papel que a mulher tem exercido na diretoria de entidades empresariais, Luciene destacou que a mulher pode realizar várias tarefas: “Elas têm mais empatia e geram mais lucro, pois somos inovadoras e estamos sempre na frente”.

Primeira diretora de promoção e divulgação da entidade, Caroline Gonçalves Custódio de Abreu é comerciante há nove anos e proprietária da Glam. “Recebi o convite e encarei com muita alegria e empenho, para garantir que estamos fazendo parte de uma diretoria que está interessada em proporcionar as melhores condições e buscando as melhores ferramentas para orientar, ajudar e promover a melhoria no comércio de Barra Mansa”, frisou, acrescentando que acha muito importante que as mulheres tenham uma representatividade maior nas entidades empresariais: “Para garantirem o lugar de fala da mulher e ocuparem um espaço igualmente importante para os debates promovidos no sindicato em prol do bem comum dos associados”.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280