Início > Notícias > Lendo
III Festival Internacional de Música de Barra Mansa é encerrado com grande concerto

Publicada em 28/07/2019

Após 15 dias de muita cultura musical, Barra Mansa encerrou no dia 27 de julho, o III Festival Internacional de Música. O encerramento aconteceu no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), com apresentação da Orquestra Sinfônica do Festival e homenagens aos organizadores, representantes de entidades parceiras, entre elas o Sicomércio de Barra Mansa, aos maestros Vantoil de Souza e Daniel Guedes, e ao prefeito Rodrigo Drable.
 
Sob a regência do maestro Daniel Guedes, a Orquestra do III Festival Internacional de Música fez a abertura do evento com O Guarani, de Carlos Gomes. A ópera foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estréia no dia 19 de março de 1870 de Carlos Gomes.
 
Na sequência, foi apresentada a sinfonia Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvo?ák. A obra foi composta em 1893 quando Dvo?ak estava nos Estados Unidos. As duas apresentações arrancaram aplausos do público.
 
A finalização do espetáculo ficou sob a responsabilidade do idealizador do Projeto Música nas Escolas e maestro, Vantoil de Souza, com execução de “A abertura solene para o ano de 1812, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, que retrata a guerra franco-prussiana.
 
Ovacionado pela plateia, Vantoil de Souza, avaliou o crescimento do projeto. “O festival está cada vez melhor. Este ano, os professores foram maravilhosos e a interação com a cidade foi algo que ainda não havia acontecido. Crescemos na interação nos espaços públicos, como bares, restaurantes e nos bairros. O festival está tomando forma e este ano, graças a Deus, foi uma das melhores edições. Agora é trabalhar para as novidades que vêm na edição de 2020”, concluiu.
 
Festival contou com Roteiro Gastronômico
 
A terceira edição do Festival Internacional de Música de Barra Mansa ganhou uma novidade apetitosa este ano: um roteiro gastronômico que reuniu restaurantes e bares da cidade, ofertando pratos, bebidas e sobremesas com preços promocionais. A iniciativa – organizada pelo Sicomércio, ACIAP e CDL – aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, no bairro Ano Bom. Os cardápios especiais tiveram um acompanhamento especial: quatro palcos montados nas ruas Abdo Felipe e João Valiante para receber apresentações de grupos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e artistas locais.
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280