Início > Notícias > Lendo
‘As mudanças no mercado de varejo’ é tema de palestra no Sicomércio

Publicada em 18/06/2019

O Sicomércio promoveu no dia 04 de junho, com o apoio do Sebrae RJ, uma palestra sobre ‘As mudanças do mercado de varejo’. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes, entre elas o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. A palestra foi proferida pela coordenadora de Atendimento Digital do Sebrae RJ, Débora Finamore.
 
Débora falou sobre a importância de integrar o físico com o digital, canais de comunicação, atendimento, fidelização, segurança da informação, tempo e interação com o cliente. Ela comentou que uma ótima forma de divulgação é através das redes sociais, como Instagram e Facebook. “Orientamos os lojistas a terem um espaço bonito em sua loja para que os clientes possam tirar fotos e postarem com uma hashtag (#) que faça referência a empresa. Isso ajuda a divulgar a loja e sem nenhum custo”, comentou.
 
Sobre a questão da comunicação com o cliente, Débora destacou que é muito importante oferecer todos os canais possíveis: entre eles tele-atendimento, whatsapp, e-mail e redes sociais. Ela falou ainda que a empresa tem que se adaptar as necessidades do cliente, pois ele é o tomador de decisão do início ao fim. “Conquistar um cliente novo custa sete vezes mais barato do que fidelizar um novo. 91% dos clientes que têm uma única experiência ruim, não voltam mais. Sem contar que, quando um cliente tem uma experiência ruim com uma empresa, pelo menos 100 pessoas ficam sabendo”, acrescentou.
 
O evento contou ainda com uma apresentação do Senac RJ sobre a Unidade Móvel de Gastronomia que está no município. Tanto o Senac quanto o Sebrae ouviram os empresários presentes sobre as demandas de qualificação, para que novas palestras e cursos sejam oferecidos em parceria com o Sicomércio.
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280