Início > Notícias > Lendo
Conselho Municipal de Turismo é reativado em BM

Publicada em 18/06/2019

A prefeitura de Barra Mansa reativou, no dia 23 de maio, durante encontro na Aciap BM, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), composto por representantes do poder público, entidades, sociedade civil e privada. O encontro contou com a presença de membros da própria administração pública, Sicomércio, Aciap BM, CDL, SindSul (Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes), Sindicato Rural, Firjan Sul Fluminense, além de proprietários da Fazendas São Lucas, localizada no Jardim Guanabara, de Santana do Turvo, no distrito de Nossa Senhora do Amparo, e de Restaurante em Floriano.
 
A presidência do Comtur ficou a cargo do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, conforme determina a lei 3.402/03; a vice-presidente eleita foi Denyse Singulani, da Aciap BM, e a secretária Executiva Bhella Santos, gerente de turismo do município. Os demais cargos serão preenchidos de acordo com indicação das entidades. O Sicomércio é representado no Conselho pela diretora Willinete Rejane de Lima Correia, tendo como suplente o diretor Fábio Acuna Calzolari.
 
Durante o evento, Bhella falou da necessidade da elaboração do regimento interno do Conselho Municipal e da organização do Fundo Municipal de Turismo. “Nosso objetivo é inserir Barra Mansa no Mapa do Turismo Brasileiro visando uma série de oportunidades junto ao Ministério do Turismo voltadas para o desenvolvimento do segmento na área cultural, de aventura, esporte, religioso, negócios e até de saúde. O município que estiver fora do Mapa, estará fora de todas as ações e das políticas públicas do Ministério do Turismo”, ressaltou Bhella, esclarecendo que o Mapa do Turismo é atualizado a cada dois anos e suas últimas alterações foram efetuadas em 2017.
 
Por determinação do Ministério do Turismo, somente os municípios que estiverem com seus Conselhos ativados e possuam Instâncias de Governança Regional terão a possibilidade de fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A Instância de Governança em que Barra Mansa está inserida é o CitVale (Conselho Regional de Turismo do Vale do Café), que engloba outros 14 municípios: Rio Claro, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Mendes, Paracambi, Vassouras e Paraíba do Sul.
 
CADASTUR – Agnaldo alertou sobre a importância do cadastro dos prestadores de serviços na área de turismo no Cadastur, através do site http://www.turismo.gov.br. A medida tem o objetivo de reunir todos que estejam legalmente constituídos e em operação a fim gerar oportunidades de qualificação, acesso a linha de créditos junto a bancos oficiais, de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais, classificação dos meios de hospedagem, entre outros.
 
“Barra Mansa, atualmente tem a classificação C. Nossa meta é elevar esse padrão para a categoria B, daí a importância de ter um Conselho Municipal de Turismo propositivo, deliberativo e atuante, que permitirá inclusive a reorganização do nosso calendário de eventos”.
 
Roteiros cicloturisticos para fomentar o turismo no interior
 
O coordenador de Juventude, Esporte e Lazer do município, Marco Cambraia, enumerou algumas ações que estão em execução na área do cicloturismo, como o mapeamento da rota cicloturística da região com cerca de 430 Km, desenvolvido pelo Sebrae, através do Programa Lider, e a implantação de uma ciclovia com 108 Km, ligando Barra Mansa a Angra dos Reis, na área remanescente da linha férrea.
 
“O projeto está em Brasília aguardando a VLI, empresa responsável por esse trecho férreo, devolver a proposta ao Governo Federal com aporte de recursos que serão destinados à adaptação das estações ferroviárias em pontos de apoio aos ciclistas. Destaque também para a ciclovia que será construída em Barra Mansa a partir da realocação das linhas férreas do Projeto do Pátio de Manobras” detalhou Cambraia, afirmando a viabilidade do cicloturismo, citando como referência o fato de, anualmente, 40 mil brasileiros deixarem o país para pedalar na Europa.
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280