Início > Notícias > Lendo
Fecomércio RJ lança estudo Rio em Números com dados do estado

Publicada em 21/03/2019

A Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio) lançou no dia 27 de fevereiro, no plenário da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a publicação Rio em Números. Elaborado pelo Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises (IFec), o estudo marca o lançamento do Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises, cujo trabalho visa à realização de informações socioeconômicas com foco regional e setorial. Para isso, além da produção de seus próprios dados primários, utiliza estatísticas de instituições públicas e privadas para geração de indicadores relevantes para o Estado do Rio de Janeiro.
 
O Rio em Números analisou nas áreas de pobreza e desigualdade social; mercado de trabalho; educação; saúde; segurança pública; juventude e políticas urbanas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, consideradas cruciais para a dinâmica e desenvolvimento do estado fluminense, e, por consequência, estratégicas para a criação de políticas públicas que ajudem o Rio a retomar a rota do crescimento. Além de apresentar dados, o intuito é embasar tecnicamente políticas públicas de desenvolvimento, acompanhando seu andamento.
 
Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior frisou a importância dos setores representados pela instituição para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio. “Nossa Federação, por meio do novo Instituto Fecomércio RJ e de seu corpo técnico, vem realizando uma série de estudos e traçando um panorama detalhado dos setores de comércio de bens, serviços e turismo, que resultou na publicação que apresentamos hoje”, ressaltou o presidente. 
Queiroz destacou, ainda, o papel do IFec neste cenário: “Estamos lançando o Instituto Fecomércio RJ, e o Rio em Números nasce neste contexto de que para avançarmos precisamos ter um retrato da realidade e indicadores que nos permitam monitorar avanços”, concluiu.
 
Como é feito
 
Para a construção destes indicadores, foram utilizadas, dentre outras, as bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que traz os números atualizados sobre renda, trabalho e educação. Foi possível desagregar os dados por diferentes áreas de abrangência: Estado do Rio de Janeiro, Capital, RMRJ e interior (que compreende o estado, exceto a RMRJ). Para a análise dos demais temas, também foram consultadas outras fontes de informações e estudos para apresentar estatísticas relevantes.
 
O estudo está disponível para download no site da Fecomércio RJ. O endereço é o http://www.fecomercio-rj.org.br/
Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280