Início > Notícias > Lendo
Presidente, vice-presidente e gerente executiva do Sicomércio participam do Prosind

Publicada em 26/11/2018

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, acompanhado de sua vice Lilian Panizza e da gerente executiva do sindicato Mariana Teodoro, participou nos meses de outubro e novembro do Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (Prosind). O programa é uma parceria da Fecomércio RJ com a CNC, e ofereceu aos dirigentes e profissionais que atuam nos sindicatos qualificação, atualização dos modelos de gestão, de acordo com práticas modernas adotadas em diversos pontos do país. O objetivo é fortalecer as entidades sindicais, orientando e incentivando-os a criar e oferecer maior oferta de serviços, estimulando assim maior proximidade com as empresas associadas.

O Prosind foi dividido em três módulos. O primeiro foi aberto pelo renomado sociólogo José Pastore, professor da USP e um dos maiores especialistas do país em Relações do Trabalho. Ele falou a respeito da organização sindical e destacou a importância dos sindicatos patronais se adaptarem às novas regras trabalhistas. O primeiro módulo também contou com palestra da advogada da Divisão Sindical da CNC, Lidiane Nogueira, que trouxe um novo olhar sobre assuntos como o papel dos sindicatos, enquadramento e contribuições. Ela dividiu o palco com o vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua Júnior, especializado em relações trabalhistas. Eles apresentaram juntos as principais mudanças na legislação e responderam a perguntas e dúvidas dos presentes.

O segundo módulo contou com palestras da ex-juíza do TRT da 1ª Região, Jacqueline Lippi, e do vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua. Jacqueline Lippi falou a respeito das negociações coletivas dentro da Reforma Trabalhista, com ênfase no papel do negociador. A ex-magistrada frisou a necessidade de qualificação de quem exerce esta função nos sindicatos, especialmente em relação à forma de condução da negociação. Foram abordados ainda temas como inovação, novas legislações fiscais, reforma trabalhistas, enquadramento sindical, contribuições e incremento em ofertas e serviços, entre outros. Já Ivo Dall’Acqua abordou os desafios da representação sindical depois da reforma trabalhista, destacando o aumento da importância da prestação de serviços para os empresários. Para Ivo, é importante que os sindicatos atraiam mais associados, para que sejam mais representativos.

No último módulo a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região,  Vólia Bomfim Cassar, foi uma das palestrantes e falou sobre Reforma Trabalhista.

 

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280