Publicada em 05/10/2018
O registro de ocorrências de perda, extravio ou roubo de celulares, documentos, carteiras, entre outros, pode ser feito pela internet no estado do Rio de Janeiro, na Delegacia Online. Este é um novo modo da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro fazer polícia, cujo objetivo principal é dar atendimento diferenciado, efetivo e com alto índice de solução para alguns tipos de crimes ocorridos em qualquer município do Estado do Rio de Janeiro.
No serviço Delegacia Online, através do site https://dedic.pcivil.rj.gov.br/, o cidadão poderá fazer o seu pré-registro, submetendo-o para análise pela Delegacia de Polícia (DP) escolhida. Ao analisar ocorrência, a DP poderá validá-la gerando o Registro definitivo e dando início imediato às investigações ou solicitar que o comunicante agende data e hora no site Delegacia Online para comparecimento na Delegacia de Polícia, para que o Registro de Ocorrência seja validado, elaborado e a investigação iniciada. A validação imediata do pré-registro ou a necessidade do comparecimento do cidadão na Delegacia de Polícia para que esta validação ocorra dependerá da complexidade do fato comunicado à Polícia Civil.
Para efetuar o pré-registro, o Residente ou Turista Nacional deve ser maior de 18 anos, possuir CPF válido, conta de e-mail e informar um endereço (residencial ou comercial) para que seja feito o agendamento do atendimento na unidade da área.
Uma vez realizado o pré-registro, o cidadão receberá no e-mail cadastrado uma mensagem contendo o número do pré-registro e a senha (contra-senha) que permitirá a verificação do andamento do seu comunicado.
Os agendamentos estão disponíveis de segunda a sexta-feira das 09h00min às 18h00min na unidade selecionada. Em caso de não comparecimento no dia e hora marcados, o pré-registro será cancelado. Agendamentos realizados até às 12h00min só poderão ser marcados para o próximo dia útil a partir das 08h00min. Agendamentos realizados após as 12h01min só poderão ser marcados para o próximo dia útil após as 12h00min.
Caso o comunicante queira alterar a data e hora do atendimento, poderá com até 24 horas de antecedência acessar a opção Reagendamento do Pré-Registro no site Delegacia Online para marcar novo agendamento.
O pré-registro somente produzirá efeitos jurídicos após sua validação na Delegacia e geração do Registro de Extravio de Documentos.
O computador utilizado para comunicar uma ocorrência ou denuncia será monitorado durante o registro da ocorrência virtual e a comunicação falsa de crime, subtração de informação ou informação falsa de dados ou documentos, tem pena prevista no Artigo 340 do Código Penal Brasileiro.
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