Início > Notícias > Lendo
Comissão da Convenção Coletiva de Trabalho do Sicomércio se reúne com assessora sindical da Fecomércio

Publicada em 04/09/2018

A Comissão da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sicomércio de Barra Mansa se reuniu, no dia 31 de agosto, com a juíza aposentada e hoje assessora sindical da Fecomércio RJ Jackeline Lippe. Além dos membros da comissão, formada pelos comerciantes Christyan Leonardo Bernardes, Ana Claúdia Tressoldi, César Abrantes, Silvio Palhas e Antônio Diniz, estiveram presentes na reunião o presidente do sindicato Hugo Tavares Nascimento e o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez. A advogada recebeu do presidente do sindicato a Convenção Coletiva do Sicomércio de Barra Mansa, a qual foi elogiada por ela.

O encontro teve como objetivo buscar orientação da Federação sobre a CCT diante das mudanças da Reforma Trabalhista. Jackeline Lippe falou sobre como tem sido sua trajetória nos sindicatos, onde tem levado o conceito sugerido pela Fecomércio de uniformidade nas Convenções Coletivas. Declarou que todos os sindicatos estão cautelosos nas negociações de convenção coletiva e encontrando muitas dificuldades.

“Diante das mudanças na Reforma Trabalhista, no que tange a homologação no sindicato dos empregados, a recomendação da assessora é para constar em Convenção Coletiva a faculdade desta homologação, já que não existe mais a obrigatoriedade. Outra sugestão foi a previsão de cláusulas específicas de benefícios e a substituição da contribuição assistencial pela contribuição negocial para custeio da convenção coletiva”, informou o presidente do Sicomércio.

A assessora ainda destacou a atenção que o empresário precisa ter na criação da pauta de reivindicação e sugeriu que os sindicatos convidem as empresas não associadas para participarem das assembleias, com o intuito de mostrar o papel do sindicato. “Além disso, ela sugeriu que os sindicatos patronais do comércio participem de assembleias de categorias que trabalham em conjunto com a do comércio varejista, para conhecer a realidade, transmitir a realidade do comércio, opinar e contribuir na construção de outras convenções coletivas”, completou Hugo.

O presidente informou ainda que Jackeline se colocou à disposição para realizar uma palestra no Sicomércio tendo como público alvo empresários associados e não associados ao sindicato. Entre os temas propostos por ela estão "Setor sindical: os desafios do futuro" e "Histórico das conquistas e linhas de trabalho". “A Fecomércio ofereceu para o sindicato uma palestra para ser realizada no mês de outubro e poderemos tratar de um desses dois temas”, finalizou Hugo.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280