Início > Notícias > Lendo
Retrospectiva 2017

Publicada em 24/01/2018

 

Relembre o que foi notícia no ano passado

Presidente do Sicomércio BM participa da maior feira do varejo do mundo

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, participou de uma comitiva de empresários do estado do Rio que esteve presente na Retail’s Big Show. Considerada a maior feira de varejo do mundo, o evento é promovido pela NRF (National Retail’s Federation), em Nova York, e aconteceu entre os dias 13 e 18 de janeiro. A comitiva foi organizada pela Fecomércio-RJ e o evento contou com palestras, exposições e grandes nomes do setor. Entre os temas abordados durante as palestras estão: Envolvendo o consumidor, Varejo Radical, Mercados globais, Loja e futuro do varejo, Dinâmica organizacional, Marketing e Publicidade.

 

Sicomércio recebe visita do secretário de Desenvolvimento Econômico

A diretoria do Sicomércio de Barra Mansa recebeu no dia 24 de janeiro, a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, acompanhado do coordenador da secretaria de Governo, Paulo Davi dos Santos. De acordo com Agnaldo, o objetivo da visita foi colocar a secretaria à disposição da entidade e buscar a parceria do sindicato e da Fecomércio RJ em prol do desenvolvimento do município.

 

Sindicato recebe visita do vereador Wellington Pires

A diretoria do Sicomércio também recebeu, no dia 31 de janeiro, a visita do vereador Wellington Pires (PP). Eleito para seu primeiro mandato, o parlamentar se comprometeu em lutar pelos anseios dos comerciantes e também pelo desenvolvimento de Barra Mansa.

 

Fecomércio RJ obtém liminar contra novo imposto

A Fecomércio RJ obteve liminar no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para suspender a exigência de um novo imposto criado em 2016 só para as mercadorias vendidas pelas empresas que tivessem redução do ICMS no Estado, diante da ilegalidade na lei que o instituiu. Com o argumento de equilibrar as contas públicas, o governo do Rio de Janeiro queria cobrar esse novo tributo para o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), de caráter temporário, com prazo de dois anos, com base em uma porcentagem sobre a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte e de Comunicação (ICMS). A medida, se efetivada, acarretaria em aumento de preços para os consumidores, por exemplo, de frutas, verduras, caixas de leite e outras bebidas.

 

Presidentes dos Sicomércios do Sul do Estado se reúnem em Barra Mansa

Os presidentes dos Sicomércios do Sul do Estado se reuniram no dia 04 de abril, na sede do Sindicato de Barra Mansa. Estiveram presentes na reunião os presidentes dos sindicatos de Valença, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Três Rios, Angra dos Reis, e Volta Redonda, que foram recepcionados pelo presidente da Casa, Alberto dos Santos Pinto. Durante a reunião, que acontece mensalmente, foram discutidos assuntos de interesse dos sindicatos, entre eles horário de funcionamento comercial; Contribuições Confederativas, Assistenciais e Sindicais; convênio e seguro saúde; Convenção Coletiva de Trabalho dos Farmacêuticos e a decisão do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) de proibir a cobrança de 29% de ICMS sobre a conta de luz, entre outros assuntos.

 

Entidades fecham calendário de funcionamento do comércio aos sábados

Representantes do Sicomércio, CDL e ACIAP de Barra Mansa se reuniram no dia 20 de abril, na sede do sindicato para discutir o calendário de campanhas de funcionamento do comércio aos sábados em horário estendido. Desde 2016, as entidades decidiram desenvolver esse calendário como forma de aquecer as vendas aos sábados no período da tarde.

 

Diretores do Sicomércio participam da Terceira Edição do Veste Rio

Um grupo formado por diretores do Sicomércio de Barra Mansa participou no dia 27 de abril, da Terceira Edição do Veste Rio: A Moda Aqui é Fazer Negócio. O evento, realizado pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ e do Senac RJ, Veste Rio, aconteceu entre os dias 26 e 30 de abril, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

 

Sicomércio de Barra Mansa reivindica elevação da Comarca do município

O presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, acompanhado do advogado da entidade, Aloizio Perez, e do diretor de Assuntos Sindicais da Fecomércio RJ, Marcelo Novaes, esteve no dia 16 de maio, no Rio de Janeiro, reunido com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza. O encontro, que também contou com a participação de representantes de outras entidades, como o CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), CDL BM, e OAB BM, teve como objetivo reivindicar ao desembargador, que foi empossado na presidência do Tribunal no início de fevereiro, a elevação da comarca de Barra Mansa de segunda entrância para entrância especial. Esta é uma luta antiga e que foi encabeçada pelo Sicomércio de Barra Mansa em abril de 2013.

 

Congresso em João Pessoa reúne representantes de sindicatos de todo país

João Pessoa sediou, entre os dias 24 e 26 de maio, o 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Centro de Convenções do Estado da Paraíba. O Congresso Nacional foi realizado pelo SINDILOJAS - João Pessoa e contou com a participação de um grupo formado por 31 pessoas, entre elas parte da diretoria do Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro.

 

Show de Domingo: Primeira edição é sucesso de público e vendas

 

A primeira edição do “Show de Domingo” foi um sucesso de público e de vendas no comércio de Barra Mansa. Realizado pela prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Sicomércio, CDL e ACIAP, o evento movimentou as avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, no Centro, no dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados. As avenidas foram fechadas pela prefeitura e os consumidores puderam circular livremente

 

Comércio de Barra Mansa funciona no Dia de Corpus Christi

O comércio de Barra Mansa funcionou normalmente no dia 15 de junho. A abertura está prevista na Convenção Coletiva, que assegura o funcionamento no Dia de Corpus Christi, assim como nos dias de São Jorge, Tiradentes e Consciência Negra. O Sicomércio, CDL e Aciap realizou novamente uma campanha para divulgar a abertura do comércio e aquecer as vendas neste dia.

 

68 anos do Sicomércio: noite de festa e homenagens

O Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro completou em julho 68 anos de fundação e, para celebrar a data, realizou uma noite de homenagens às pessoas que foram destaque em 2016. O evento aconteceu no dia 21 de julho, no Espaço M Eventos, em Barra Mansa, e contou com a presença de cerca de 400 pessoas.

Receberam o prêmio Empreendedora Senac 2016 a manicure, pedicure e maquiadora Quézia da Silva Lucindo e a maquiadora Renata Martins Pereira. O prêmio Empreendedor do Comércio 2016 foi entregue ao empresário Geraldo de Oliveira Aniceto (Supermercado São Sebastião), e o prêmio Personalidade do Ano 2016 ao ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de BM, Jair Fusco. A Juíza de Direito da Vara do Trabalho de Barra Mansa, Adriana Maria dos Remédios Branco de Moraes Cardenas Tarazona, recebeu o título de Sócia Honorária do Sicomércio.

O Sicomércio também realizou uma homenagem à loja Ferragens Camargo, pelos 80 anos de contribuição no progresso do comércio de Barra Mansa; e ao presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Santos Diniz, que recebeu uma menção honrosa em reconhecimento as parcerias celebradas ao longo dos anos com o sindicato e o apoio na realização das premiações Empreendedor Senac.

 

Sicomércio participa da 19ª edição da Flumisul

O Sicomércio participou, entre os dias 10 e 13 de agosto, da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense). A feira, que está na sua 19ª edição, aconteceu no Parque da Cidade, em Barra Mansa, e reuniu cerca de 200 expositores de diversos setores, entre indústria, comércio, alimentação, prestação de serviços, além de espaço para o agronegócio. No estande, montando na área nobre do evento, a diretoria do sindicato aproveitou para divulgar a entidade e os benefícios de se associar ao Sicomércio.

 

Sindicato faz Assembleia de Prestação de Contas

Foi realizada no dia 15 de agosto, na sede do Sicomércio, Assembleia de Prestação de Contas de 2016 e Previsão Orçamentária para 2018. A assembleia foi presidida pelo comerciante Márcio Domingos da Silva, representante do Grupo Salomão, e secretariada pela comerciante Willinete Rejane de Lima Correa, da empresa Trat Spa Urbano, indicados pela assembleia geral. Durante a assembleia, a representante do Escritório de Contabilidade Ponto Empresarial Soraia Melo, detalhou para os presentes as contas do exercício de 2016 e apresentou o orçamento previsto para 2018. Após a leitura do documento, o presidente da assembleia Márcio submeteu as contas e a previsão orçamentária à apreciação dos presentes, que aprovaram os números.

 

Lojistas comemoram vendas na segunda edição do Show de Domingo

Ruas lotadas, promoções diversas e muitas opções de lazer. Assim foi o domingo, dia 06 de agosto, em Barra Mansa. A segunda edição do Show de Domingo – realizado pela prefeitura em parceria com o Sicomércio, CDL e ACIAP – levou centenas de consumidores às avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, no Centro, e animou os comerciantes às vésperas do Dia dos Pais.

 

Moradores de Quatis e Rio Claro recebem atendimento odontológico gratuito

Os moradores de Quatis e Rio Claro começaram a ser atendidos gratuitamente, no mês de setembro, pelas unidades móveis OdontoSesc do Sistema Fecomércio RJ. A instalação das unidades nos municípios tem o apoio do Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro e das prefeituras das duas cidades. As unidades oferecem tratamento odontológico de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio x, além de atividades educativas em saúde bucal, tanto para os clientes em tratamento, quanto para alunos da rede pública escolar. Os moradores de Quatis também receberam a unidade móvel BiblioSesc. Assim como em uma biblioteca fixa, a unidade oferece empréstimo de livros aos leitores. São mais de dois mil exemplares entre livros e revistas, além de oficinas educativas de incentivo à leitura e cultura em geral.

 

Sicomércio firma TAC com Ministério Público do Trabalho

O Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, representado pelo presidente, Alberto dos Santos Pinto, com assistência do assessor jurídico do sindicato Aloizio Perez, firmou com o Ministério Público do Trabalho, representado pelo Procurador do Trabalho, Dr. Rafael Garcia Rodrigues, um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para, a partir de 01 de maio de 2018, abster-se de inserir cláusula, em Convenção Coletiva de Trabalho (que é o ajuste entre os dois Sindicatos, o Patronal e dos Empregados), criando obrigação de a empresa pagar qualquer valor, sob denominações diversas, como taxas de médico e de dentistas, para os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Barra Mansa e também o de Rio Claro. O Sindicato dos Empregados de Rio Claro é outro, com sede em Barra do Piraí, a quem se estende também o impedimento de a empresa financiar o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista.  O MPT, com esta providência, está, certamente, buscando fomentar o Sindicato dos Empregados a subsistir com a receita dos empregados, como a mensalidade associativa ou outras rendas, prestigiando a liberdade sindical.

 

Terceira edição do Show de Domingo acontece ao redor do Parque Centenário

A terceira edição do Show de Domingo, promovido pela prefeitura junto com o Sicomércio, CDL e ACIAP, reuniu cerca de 10 mil pessoas no dia 10 de setembro. Desta vez, o evento aconteceu fora das avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, onde foram realizadas as duas edições. De forma simultânea, as ruas ao redor do Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro, e no bairro Nove de Abril, na Região Leste da cidade, receberam diversos atrativos comerciais como praça de alimentação, brinquedos infláveis e feira de artesanato.

 

Entidades vão à Câmara de Vereadores e votação da COSIP é adiada

A galeria da Câmara de Vereadores de Barra Mansa esteve lotada durante sessão ordinária do dia 19 de setembro. Diretores de diversas entidades empresariais, entre elas o Sicomércio, foram acompanhar a votação da mensagem enviada em regime de urgência pelo governo municipal para instituição da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). O projeto, no entanto, foi retirado da pauta da sessão atendendo ao pedido do CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa). De acordo com a mensagem enviada pela prefeitura, a COSIP seria imposta a todos os contribuintes e variaria conforme o consumo de energia do imóvel.

 

Diretoria do Sicomércio recebe visita do prefeito Rodrigo Drable

A diretoria do Sicomércio recebeu na reunião do dia 26 de setembro, a visita do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. Ele esteve no sindicato para apresentar um resumo das ações de sua equipe, de janeiro à primeira quinzena de setembro deste ano. Ele foi acompanhado dos secretários de Fazenda, Éverton Rezende Costa; de Governo, Alberto Almeida Carneiro; de Administração, Jefferson Mamede; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio José da Silva Cruz; além do Sub Controlador Geral do Município, Anderson Brasil Fonseca.

 

Centenas de pessoas participam da quarta edição do Show de Domingo

Opções de lazer, brincadeiras para as crianças, shows ao vivo e muitas promoções marcaram a quarta edição do Show de Domingo em Barra Mansa. Realizado pela prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, em parceria com o Sicomércio, CDL e ACIAP, o evento aconteceu no dia 08 de outubro, nas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, no Centro. Além de dezenas de lojas abertas com opções de compras, o evento contou com praça de alimentação, brinquedos ao ar livre para as crianças e apresentações musicais.

 

Mostra Moda BM 2017: Primeira edição é sucesso

A primeira edição da Mostra Moda BM foi um sucesso. Promovido pelo Sistema Fecomércio RJ, com o apoio do Sicomércio e da prefeitura, o evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro, no Parque da Cidade. A organização ficou por conta da B2B Empreendimentos. Durante os três dias, o público pode conferir as novidades da nova estação nos desfiles e stands; aproveitar os descontos na área dos outlets, assistir à palestras com nomes consagrados do universo da moda como o maquiador das estrelas Fernando Torquatto; a diretora geral da Vogue Brasil Daniela Falcão e o jornalista Bruno Astuto e participar de oficinas, entre elas, de automaquiagem e customização de roupas.

Além disso, quem esteve no Parque da Cidade pode aproveitar a Praça de Alimentação, que contou com lounges e mesas comunitárias, ponto de encontro para apreciação do melhor da gastronomia, com especiarias variadas, dentre elas, hambúrgueres, massas, carnes especiais, cervejas artesanais e doces, servidos em food trucks e food bikes. O espaço contou também com a Área Infantil Sesc, onde a criançada se divertiu nos brinquedos, e Palco Sesc, com apresentações das bandas Mary Loo e banda Madame Zero e a dupla Julinho Marassi e Gutemberg.

 

Reforma Trabalhista é tema de palestra em BM

A Reforma Trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro e, para informar empresários, contadores e advogados sobre as principais mudanças na lei, o Sicomércio de Barra Mansa, com o apoio da CDL, realizou no dia 06 de novembro uma palestra sobre o tema. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, no Ano Bom. A palestra foi ministrada pela Juíza do Trabalho Dra. Monique da Silva Caldeira Koslowski de Paula e teve como debatedores os advogados Aloizio Perez e Magno Andrade. A juíza explicou que a reforma foi necessária para adequar a situação econômica do país e garantir os postos de trabalho. Com a reforma, foram alterados em torno de 117 artigos.

 

Entidades realizam campanha para abertura das lojas no dia 20/11

Desde quando foi instituído o feriado do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Sicomércio, em parceria com a CDL e ACIAP, vem realizando um movimento de abertura das lojas na data. Além dos inúmeros feriados no ano, somente no mês de novembro, se as entidades não realizassem o movimento, as lojas ficariam fechadas durante três dias: já que o mês conta também com os feriados de Finados (dia 02) e da Independência (dia 15). Cerca de 60% das lojas do Centro abriram suas portas. Na parte da manhã, o movimento foi maior, mas, devido a chuva, muitas fecharam antes do final do dia.

 

Comércio de Barra Mansa funciona em horário especial em dezembro

Com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, principalmente os que não têm tempo de fazer suas compras no horário comercial, o comércio de Barra Mansa funcionou em horário especial no mês de dezembro. O horário sugerido pelo Sicomércio, CDL e ACIAP teve como objetivo aquecer as vendas no comércio.

 

Entidades empresariais protestam pelo fim da violência em Barra Mansa

Na manhã do dia 08 de dezembro, moradores, representantes de organizações religiosas, instituições de ensino e entidades empresariais, entre elas o Sicomércio, se reuniram no Centro da cidade com um único objetivo: pedir o fim da violência. Segundo a Polícia Civil, 88 casos de assassinatos e tentativas de homicídio foram registrados no município de janeiro até dezembro. A iniciativa de organizar uma caminhada partiu da Igreja Católica que convidou a sociedade civil para uma reflexão sobre a cultura da paz. O grupo, composto por centenas de pessoas, caminhou em meia pista pelas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, finalizando na Rua do Lazer, onde alguns representantes fizeram falas ao público presente.

 

Empresários de Barra Mansa visitam a CASACOR

Um grupo de empresários de Barra Mansa, à convite da Fecomércio RJ, visitou, no dia 27 de novembro, a CASACOR, no Rio de Janeiro. Comandada há 26 anos pela dupla Patrícia Quentel e Patrícia Mayer, sócias da 3Plus, empresa responsável pela organização do evento, a CASACOR Rio de Janeiro tem como proposta se engajar na revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro. Por isso, este ano, a mostra se instalou no Porto Maravilha. O evento ocupou 10 mil metros quadrados do edifício AQWA Corporate e contou com 42 ambientes projetados por cerca de 40 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

 

Domingo de Compras: consumidores aprovam abertura do comércio

No domingo, dia 17 de dezembro, consumidores de Barra Mansa e cidades vizinhas foram às avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, para prestigiar o evento “Domingo de Compras”. Realizada pela prefeitura em parceria com o Sicomécio, CDL e ACIAP, o evento teve como objetivo proporcionar mais uma oportunidade para os consumidores fazerem suas compras para as festas de fim de ano.

 

Natal é aberto oficialmente em Barra Mansa

O Natal foi aberto oficialmente em Barra Mansa, no dia 6 de dezembro, com a inauguração da Casa do Papai Noel, que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Rodrigo Drable. Assim como nos últimos dois anos, o Sicomércio, CDL e ACIAP se uniram para decorar a Praça da Liberdade, no Centro, onde tradicionalmente é montada a Casa do Bom Velhinho. A abertura contou com a presença do vice-presidente do Sicomércio, Luis Antônio Nogueira Feris; do presidente da CDL, Xisto Neto; do vice-presidente da ACIAP, Flávio Brandão; do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280

Desenvolvido por Rian Design