Início > Notícias > Lendo
Mulheres ocupam cada vez mais cargos de destaque em empresas, instituições e entidades

Publicada em 27/03/2018

A cada ano que passa, as mulheres têm ganhado  mais destaque no mercado de trabalho. E, cada vez mais, vemos mulheres a frente de empresas, entidades e instituições. Na região Sul Fluminense não é diferente. Muitas mulheres já ocupam cargos de destaque, comandando equipes e empresas, formadas por homens e mulheres. Trabalhando no Sebrae há 25 anos, Ana Lúcia de Araujo Lima coordena o Escritório do Médio Paraíba do Sebrae – Rio de Janeiro. Ela é responsável por 18 profissionais, que atendem doze municípios: Vassouras, Valença, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Rio Claro, Porto Real, Resende e Itatiaia.

Formada em Direito, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação pela HSM e MBA – Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela UFF, Ana Lúcia ingressou no Sebrae em 1993, na sua cidade natal Carmo (RJ), depois foi transferida para Piraí e, posteriormente, para Barra Mansa. Ela lembra que, quando assumiu o cargo de coordenadora regional, era a única mulher, entre dez profissionais. “Confesso que a instituição sempre me respeitou muito, mas me cobrei muito para fazer o melhor, achando que as pessoas poderiam pensar que não daria conta do recado. Mas era um sentimento meu, não do Sebrae ou das pessoas da instituição”, disse.

Quando já atuava no cargo, Ana Lúcia ganhou seu filho, o Lucas, que hoje está com 16 anos. Ela lembra que não foi nada fácil conciliar o papel de mãe com as atividades profissionais. “Perdi a quantidade de vezes que tive que solicitar a creche que ele ficasse até às 21h, 22h ou que a professora levasse ele para a casa dela porque não conseguiria chegar a tempo de pegá-lo. Mesmo assim olho para trás e vejo que meu caminho não foi tão difícil quando comparado com mães que possuem vários filhos e precisam dar conta de um orçamento super apertado, de moradias nada dignas e ainda, algumas vezes, deixarem seus filhos sozinhos para trabalharem. Moramos em um país muito injusto, precisamos ter a consciência do quanto estas mulheres são guerreiras e enfrentam preconceitos para oferecerem um futuro melhor aos seus filhos. Mas é importante saber que não estamos sozinhos, há varias instituições que apoiam e ajudam as mulheres empreendedoras e acho que o Sicomércio de Barra Mansa vem realizando um excelente trabalho neste sentido”, frisou.

Taxa de desemprego ainda é grande entre as mulheres

 

As mulheres já representam praticamente metade da população economicamente ativa. Apesar de sua grande participação e importância na geração de produção nacional e estadual, elas possuem as maiores taxas de desemprego e recebem as menores remunerações. Segundo dados do Sebrae, as estimativas sugerem que as mulheres recebem, em média, cerca de 30% a menos que os homens, tanto em nível nacional quanto estadual. E, de acordo com o Portal do Empreendedor, em setembro de 2017, no Estado do Rio de Janeiro, 907.464 pessoas enquadravam-se como MEI, sendo 50,1% de mulheres, e 49,9% de homens.

“As mulheres buscam a independência financeira e a realização de sonhos e empreendem para conquistar seu espaço no mercado. Hoje, por exemplo, as mulheres são maioria nos eventos que o Sebrae/RJ realiza na região do Médio Paraíba. Elas buscam informações em cursos, palestras e consultorias para se tornarem mais competitivas no mercado e buscam oferecer um diferencial, que ocorre através da capacitação e informações que buscam. Uma das características da mulher empreendedora é a busca de informações na hora de montar seu negócio. E a tendência, acredito, é que cada vez mais as mulheres procurem novas oportunidades para se inserirem no mercado de trabalho, trabalhando de carteira assinada ou abrindo sua própria empresa”, ressaltou Ana Lúcia, acrescentando que, mesmo com o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, sejam empreendedoras ou não, ainda há uma diferença de rendimentos, refletindo uma desigualdade de gênero.

“O varejo é algo contagiante e envolvente”

 

Engenheira Química por formação, Denyse descobriu no comércio  sua verdadeira paixão. Hoje, além de administrar três empresas, a Mel For Kids, World Tenis e Suco Bagaço, desde maio de 2017, é presidente da Aciap de Barra Mansa. “Meus pais eram comerciantes e sempre ouvia que não era uma profissão segura, que deveria estudar para outra coisa. E foi o que fiz, me formei em outra profissão, lecionei durante mais de 15 anos, trabalhei na Indústria Química, mas acabei indo parar no comércio, onde me identifico muito. Os meus filhos também têm formações distintas e trabalharam em outros negócios antes de vir para o varejo, que é algo contagiante e envolvente. Penso que tudo tem seu momento e eles já têm uma grande experiência em segmentos diferentes, mas nada é para sempre e mudanças ocorrem na nossa vida para continuarmos evoluindo”, disse, se referindo aos filhos Thiago e Tatiana, que também são comerciantes.

Denyse conta que, o fato de ser mulher, não foi uma barreira, tanto na entidade que representa quanto nas suas empresas. “Fui convidada para fazer parte da diretoria da Aciap em 2012 e fui muito bem recebida, conquistando a confiança de todos ao longo desses anos. Como presidente tenho dado continuidade ao trabalho que foi realizado pelas diretorias anteriores e temos conseguido crescer juntos. Nas minhas empresas também não tive problemas por ser mulher, acredito que precisamos sempre conhecer muito bem o nosso negócio para que as pessoas nos respeitem e confiem no nosso trabalho”, frisou.

A empresária destacou que hoje a mulher está muito bem representada em todos segmentos do comércio e tem se preparado para isso. “Quando falamos de comércio, sabemos que hoje precisamos estar muito mais capacitadas para entender de todas as áreas, desde finanças, controle de estoque até indicadores de performance. Temos jovens empreendedoras na área de acessórios e bijuterias, chefs de cozinha de renome na região e cidade. Lojistas há mais de 40 anos, sobrevivendo a várias crises econômicas. Essas mulheres são um exemplo para continuarmos lutando atrás dos nossos sonhos”, comentou.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280

Desenvolvido por Rian Design